A apropriação como enxerto: Da pasta de Danielle Collobert à pasta-palavra de Christophe Tarkos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a924

Palavras-chave:

Apropriação, Pasta-palavra, Crise da representação, Christophe Tarkos, Danielle Collobert

Resumo

Algumas referências têm sido feitas ao poeta francês Christophe Tarkos – e ao seu conceito de pasta-palavra – em obras da poesia contemporânea brasileira, mas o que não se comenta é a possibilidade de que ele tenha se apropriado da ideia de pasta na obra da poeta francesa Danielle Collobert para fundamentálo. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo apresentar ao público de língua portuguesa a vida e a obra publicada de Collobert, assim como aprofundar as análises sobre o conceito criado por Tarkos a fim de levantar elementos que nos auxiliem a fundamentar tal hipótese.

Biografia do Autor

Marcio Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Patricia Peterle, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Estudos Literários Neolatinos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Pós-doutorado em História pela UNESP-Assis e em Poesia Italiana pela Università degli Studi di Genova (Itália, bolsista CAPES). É professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BARDA, Jeff. Boules de sensations-pensées-formes in Christophe Tarkos’s poetry. Nottingham French Studies, v. 57, n. 1, p. 18-32, 2018.

BECK, Philippe et al. Ouvriers vivants. Marselha: Al Dante, 1999.

BOURASSA, Lucie. « Il n’y a pas de mots » et « Ma langue est pleine de mots »: Continu et articulations dans la théorie du langage de Christophe Tarkos. Etudes francaises, v. 49, n. 3, p. 143-166, 2013.

CAILLÉ, Anne-Renée. Théorie du langage et esthétique totalisante dans l’oeuvre poétique de Christophe Tarkos. 2014. 426 f. Tese (Ph.D. em Literatura em Língua Francesa) – Departamento de Literatura em Língua Francesa, Faculdade de Artes e Ciências, Montreal, 2014.

COLLOBERT, Danielle. Cahiers (1956-1978). In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres II. Paris: P.O.L, 2005. p. 275-367.

COLLOBERT, Danielle. Chants des guerres. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres II. Paris: P.O.L, 2005. p. 139-160.

COLLOBERT, Danielle. Dire I – Dire II. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres I. Paris: P.O.L, 2004. p. 113-289.

COLLOBERT, Danielle. Il donc. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres I. Paris: P.O.L, 2004. p. 291-412.

COLLOBERT, Danielle. Meurtre. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres I. Paris: P.O.L, 2004. p. 17-111.

COLLOBERT, Danielle. Survie. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres I. Paris: P.O.L, 2004. p. 413-420.

COLLOBERT, Danielle. OEuvres I. Paris: P.O.L, 2004.

COLLOBERT, Danielle. OEuvres II. Paris: P.O.L, 2005.

COMPAGNON, Antoine. La seconde main ou Le travail de la citation. Paris: Éditions du Seuil, 1979. E-book.

DAIVE, Jean; COLLOBERT, Francine. Entretien: Rostrenen, 1989. Le cahier du refuge – Danielle Collobert, p. 5-10, jun. 2006.

DELCOURT, Guillaume. David Lafore: La tête contre les murs. Disponível em: http://www.popnews.com/2021/07/23/david-lafore-la-tete-contre-les-murs/. Acesso em: 07 set. 2022.

ESPOSITO-TORRIGIANI, Uccio. Suite & Fin. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres II. Paris: P.O.L., 2005. p. 371-397.

EYBEN, Piero. Seminário: Mal de escrita: ruinas do suicidio e da poesia. Disponivel em: https://pieroeyben.com/ensino/. Acesso em: 23 set. 2022.

GARCIA, Marília. 20 poemas para o seu walkman. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

GARCIA, Marília. A topologia poetica de Emmanuel Hocquard. 2010. 162 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

GIRAUDON, Liliane. Les Pénétrables. Paris: P.O.L, 2012. E-book. HIATT, Marty. Danielle Collobert’s Survie. Disponível em: http://cordite.org.au/essays/mhiatt-collobert/. Acesso em: 7 set. 2022.

KRUK, Frances. “Slammed into Walls”: Violence and the Impersonalized Subject in Danielle Collobert’s It Then. Contemporary Women’s Writing, v. 9, n. 1, p. 112-130, mar. 2015.

LA NAVAJA SUIZA EDITORES. Las influencias de Danielle Collobert. Madrid. 21 set. 2017. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BZS_0Ton22v/. Acesso em: 7 set. 2022.

LE CAHIER DU REFUGE. Marselha: cipM, 1997. (n. 58).

LE CAHIER DU REFUGE. Danielle Collobert. Marselha: cipM, 2006.

LEMOS, Masé. Redor. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

MALUFE, Annita Costa. A poética de Christophe Tarkos: a pasta-palavra. Bakhtiniana, v. 10, n. 1, p. 137-155, jan./abr. 2015.

MALUFE, Annita Costa. Como se caisse devagar. São Paulo: Editora 34, 2008.

MOLKO, Brian et al. English summer rain. In: PLACEBO. Sleeping with ghosts. Londres: Virgin & Hut, c2003. 1 CD. Faixa 2 (4 min 1s).

MOLNÁR, Katalin; TARKOS, Valérie. Notice Biographique. In: TARKOS, Christophe. Ecrits poetiques. Paris: P.O.L, 2008. p. 29-37.

MORVAN, Françoise. Note sur l’édition. In: COLLOBERT, Danielle. OEuvres II. P.O.L: Paris, 2005. p. 7-17.

PERLOFF, Marjorie. O genio nao original. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

PRIGENT, Christian. Sokrat à Patmo. In: TARKOS, Christophe. Ecrits poetiques. Paris: P.O.L, 2008. p. 9-23.

PROULX, Gabriel. Spectres de Beckett: Échos Beckettiens chez Christophe Tarkos. 2018. 128 f. Tese (Mestrado em Artes e Literatura Francesa) – Departamento de Língua e Literatura Francesa, Universidade McGill, Montreal, 2018.

RELLA, Franco. Limiares. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2021.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1991.

ROUBAUD, Jacques et al. pour Danielle Collobert. Change, n. 38, p. 42-70, nov. 1979.

SARRAUTE, Nathalie. Tropismes. Paris: Les Éditions de Minuit, 2012.

SARRAUTE, Nathalie. Tropismos. São Paulo: Luna Parque, 2017.

STOUT, John C. Writing (at) the Limits of Genre: Danielle Collobert’s Poetics of Transgression. Symposium: A Quarterly Journal in Modern Literatures, v. 53, p. 299-309, 2000.

TAYLOR, John. Reading Danielle Collobert. 2018. Disponível em: https://myblackout.com/2018/05/29/reading-danielle-collobert/. Acesso em: 7 set. 2022.

TARKOS, Christophe. Anachronisme. Paris: P.O.L, 2001.

TARKOS, Christophe. Ecrits poetiques. Paris: P.O.L, 2008.

TARKOS, Christophe. L’Enregistre. Paris: P.O.L, 2014.

TARKOS, Christophe. Le Signe=. Paris: P.O.L., 1999.

TARKOS, Christophe. 1. l’historie du bruit – 2. l’historie d’un beau gars – 3. l’historie de l’occultation – 4. l’historie de l’expression – 5. l’historie de là. Poèmes d’une ligne. JAVA, n. 16, p. 95-99, 1997-1998.

TARKOS, Christophe. «Lettre» suivi de «Patmo». Nioques, p. 117-127, 1996.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019.

WALL-ROMANA, Christophe. Danielle Collobert’s aux environs d’un film: poetic writing on the brink of cinema. Contemporary French and Francophone Studies, v. 9, n. 3, p. 265-273, 2005.

ZANI, Maria Cristina Ayres de Camargo. Traduzindo Christophe Tarkos: Tradução Comentada de Poemas do Livro Caisses. 2021. 125 f. Tese (Bacharelado em Estudos Literários) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

ZANI, Tina. Vao. São Paulo: Editora Patuá, 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Campos, M., & Peterle, P. (2023). A apropriação como enxerto: Da pasta de Danielle Collobert à pasta-palavra de Christophe Tarkos. Texto Poético, 19(38), 180–204. https://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a924