Sobre a Revista

TEXTO POÉTICO (QUALIS B2) é uma publicação do Grupo de Trabalho Teoria do Texto Poético, GT da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. A revista tem por objetivo principal a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou crítico sobre poesia, na forma de artigos ou ensaios.

Notícias

Chamada de trabalhos

2021-08-10
A Texto Poético abre chamada de artigos para o seu número 35, com expectativa de publicação em janeiro de 2022. As submissões devem ser feitas pelo sistema da revista, em estrita atenção às normas editorais disponíveis em https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/about/submissions.

 

As submissões podem ser direcionados ao dossiê "Poesia e Ekphrasis" ou para a seção Vária, que acolhe artigos de temática livre dentro dos estudos sobre o texto poético. Também são avaliadas resenhas, entrevistas e traduções de textos relevantes para o estudo de poesia. 

Dossiê: POESIA E EKPHRASIS

Em sua conceitualização clássica, a ekphrasis é uma categoria retórica que conforma uma técnica ou um gênero discursivo caracterizados pela descrição de objetos, principalmente artísticos, constituindo uma tradição de obras literárias que apresentam obras plásticas, ficcionais ou não, emulando e suplementando as técnicas de composição pictóricas por meio da linguagem verbal, constituindo-se não como a mera descrição de uma obra de arte, mas como a evocação de um objeto que muitas vezes sequer existe, a partir de um conjunto de recursos retóricos compartilhados por escritor e público. Moderna e contemporaneamente, o conceito se expande e se afasta dessa concepção, ao se referir a descrições ficcionais de obras de arte existentes ou inexistentes, sem as restrições de sua categorização retórica, mas não indiferente a ela, pois, afinal, é ainda como discurso poeticamente articulado que o texto busca presentificar seu objeto para o leitor. Assim, em diálogo com a tradição, a ekphrasis incorpora novos paradigmas, ao se abrir à sátira, à ironia e à crítica do olhar, por exemplo. Portanto, pela relevância do conceito para composições literárias do passado e do presente, o dossiê propõe reunir trabalhos que abordem o uso da ekphrasis na poesia, em diferentes temporalidades e perspectivas, como contribuição para os estudos sobre o texto poético e suas teorias.

Organizadores: Alexandre Rodrigues da Costa (Escola Guignard/UEMG) e Rodrigo Garcia Barbosa (UFLA)

Prazo para submissão de artigos: 30/09/2021

Previsão de publicação do número: janeiro de 2022

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos

Edição Atual

v. 17 n. 34 (2021): Geração de 45 e poetas de 45
					Visualizar v. 17 n. 34 (2021): Geração de 45 e poetas de 45
Publicado: 2021-09-19

Editorial

Créditos

Ver Todas as Edições