Sobre a Revista

Foco e Escopo

TEXTO POÉTICO  é uma publicação do Grupo de Trabalho Teoria do Texto Poético, GT da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. A revista tem por objetivo principal a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou crítico sobre poesia, na forma de artigos ou ensaios, publicados nas seções fixas “Dossiê” e “Vária”. Publica também traduções, entrevistas, resenhas e poemas. Os “Dossiês” têm por objetivo tratar de temas específicos e de interesse no âmbito dos estudos poéticos. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano, e devem, necessariamente, atender a normas específicas disponíveis na página da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos. Do mesmo modo, os leitores poderão acessar livremente e gratuitamente os trabalhos publicados.

A seleção de trabalhos para publicação é feita em duas etapas.

Na primeira, o trabalho é avaliado pela Comissão Editorial, que faz uma análise prévia de seu conteúdo e forma para ver se ele se enquadra na política editorial da Revista e se segue as normas de publicação.  A desqualificação do trabalho nesta etapa ocorre quando o manuscrito:

1) desconsidera as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto;

2) apresenta redação inadequada, com evidente falta de domínio da linguagem acadêmica, incluindo problemas de coesão, erros linguísticos e problemas de digitação;

3) apresenta uma simples revisão da literatura sem posicionamento crítico;

4)desconsidera a formatação indicada nas normas da Revista.

5) não apresenta autoria de pelo menos um doutor na área de interesse.

6) apresenta auto-plágio ou plágio de terceiros em partes do artigo ou nele completo.

Se o trabalho atende a esses requisitos básicos, ele é encaminhado para uma avaliação no modo duplo cego, no qual dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc realizam a análise do texto, sem identificação de autoria, levando em conta os seguintes aspectos: relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão.

Apenas os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas serão encaminhados para publicação. Em casos de extrema discordância entre os pareceres, uma terceira avaliação é solicitada.

A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista.

O processo completo de recebimento, pré-avaliação, avaliação às cegas e resposta final tem levado em média 60 dias.

Periodicidade

A Revista Texto Poético publica um volume por ano e três números por volume, com publicações previstas para janeiro, maio e setembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

Fontes de Apoio

GT Teoria do Texto Poético - ANPOLL

Histórico do periódico

A Revista Texto Poético foi criada em 2004, no âmbito do GT Teoria do Texto Poético - ANPOLL, sob coordenação das Profas. Dras. Ana Maria Lisboa de Mello e Paula Glenadel. A partir de 2013, começou a ser publicada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) ou Open Journal Systems (OJS) e também passou a contar com um dossiê de interesse para os estudos sobre poesia. Em 2017, a Revista reformulou suas diretrizes de publicação e recebeu um novo projeto gráfico. A cada ano, a Texto Poético vem se tornando uma referência cada vez mais importante na área por ela contemplada.

Memória dos Editores da Revista Texto Poético

N.1 (2004) - Profas. Ana Maria Lisboa de Mello e Paula Glenadel

Do n. 2 ao n. 5 (2005 - 2008) - Prof. Alamir Aquino Corrês

Do n. 6 ao n. 13 (2009 - 2012) - Profs. Antônio Donizeti Pires e Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

Do n. 14 ao n. 17 (2013 - 2014) - Profªs Diana Junker Bueno Martha e Ida Alves

Do n. 18 ao n. 21 (2015 - 2016) - Editores de números - Profs.  Antônio Donizete da Cruz e Maria de Fátima Gonçalves Lima, Kelcilene Rodrigues e Wilson Flores, Cristiano Jutgla, Ilca Vieira e Diana Junker Marth Toneto

Do n. 22 ao n. 25 (2017 - 2018) - Profªs Solange Fiuza e Ida Alves

Do n. 26 ao n. 28 (2019) - Prof. Marcelo Ferraz

Do n. 29 ao n. 32 (2020 - 2021) - Profs. Marcelo Ferraz e Ida Alves