Da palavra-pedra ao ovo-enigma: imagem poética em João Cabral de Melo Neto

Autores

  • Saulo Lopes de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Deivanira Vasconcelos Soares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Kátia Carvalho da Silva Rocha Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2021n34a810

Palavras-chave:

Linguagem literária, Imagem Poética., Poesia cabralina

Resumo

A partir do poema “O ovo de galinha”, publicado na obra Serial (1961), propomo-nos, neste artigo, clarificar as estratégias estilísticas na poesia de João Cabral de Melo Neto que possibilitam a percepção do ovo enquanto objeto estético. Dentre outros contributos, apoiamo-nos na concepção de imagem poética de Octavio Paz e nos aportes teóricos de Martin Heidegger acerca de arte e poesia para debruçarmo-nos sobre os aspectos estéticos do poema escolhido. Nesse particular, mediante abordagem analítica, vislumbramos a lida do autor pernambucano com a linguagem, quando arquiteta o processo de composição do texto poético a partir da observação desautomatizada das imagens do real.

Biografia do Autor

Saulo Lopes de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras (2018) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (2015) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto (Teresina). Graduado de Letras/Literatura (2014) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Açailândia. Membro do GELITI - Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (UEMASUL), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Estudos literários em diálogos com outros saberes; 2) Cinema e ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Langage & Catharsis (IFMA), na linha de pesquisa Literatura: diálogos estéticos, limiar de saberes. Atualmente, dedica investigações acerca da iconicidade da palavra literária, na perspectiva das relações interartísticas entre literatura e imagem-som, a partir da obra do diretor Luiz Fernando Carvalho para cinema e televisão. Outras áreas de interesse: Teoria literária (com ênfase em Narratologia); Literatura comparada; Estudos interartes; Cinema e dispositivos midiáticos; Teoria da adaptação.

Deivanira Vasconcelos Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Teoria Literária (2019) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2016) pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação (INESPO). Graduada em Letras/Literatura (2015) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do GELITI | Grupo de Estudos Literários e Imagéticos (UEMASUL), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Estudos literários em diálogos com outros saberes; 2) Cinema e ensino. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gêneros e Feminismos Maria Firmina dos Reis (UFMA). Atualmente, é professora substituta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kátia Carvalho da Silva Rocha, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Ciência da Literatura (2011) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Teoria da Literatura (2001). Especialista em Literatura Brasileira (1994) pela PUC-MG. Graduada em Letras pela FAHUPE, Faculdades de Humanidades Pedro II (1990). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL e docente permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - Curso de Mestrado em Letras/UEMA (área de concentração: Teoria Literária). Pesquisadora do GELITI | Grupo de Estudos Literários e Imagéticos. Áreas de interesse e experiência: Literatura e Adaptação Cinematográfica, Literatura Brasileira Contemporânea, Teoria Literária e Literatura e Ensino.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Lopes de Sousa, S., Vasconcelos Soares, D., & Carvalho da Silva Rocha, K. (2021). Da palavra-pedra ao ovo-enigma: imagem poética em João Cabral de Melo Neto. Texto Poético, 17(34), 94–119. https://doi.org/10.25094/rtp.2021n34a810