Slam Surdo: análise das dimensões política e poética na performance “O mudinho”, de Edinho Santos

Autores

  • Wanderlina Maria de Souza Araújo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Fábio Vieira de Souza Júnior Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Vinicius Carvalho Pereira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) http://orcid.org/0000-0003-1844-8084

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2020n31a706

Palavras-chave:

slam surdo, Edinho Santos, James Bantu, poesia em Libras.

Resumo

Neste artigo, procedemos a uma análise da performance em Libras “O mudinho”, de Edinho Santos, com interpretação de James Bantu, publicada no YouTube em 18 de janeiro de 2018 e apresentada no SLAM SP. Nessa leitura, procuramos relacionar considerações estéticas e éticas sobre o slam de poesia surda, fenômeno recente no Brasil, mas com grande potencial para crescimento. Como resultado, pudemos identificar mecanismos pelos quais a poeticidade da Libras se manifesta nessa apresentação, bem como questões políticas e identitárias que permeiam a performance do artista.

Biografia do Autor

Wanderlina Maria de Souza Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Fábio Vieira de Souza Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Vinicius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referências

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; TEMOTEO, Janice Gonçalves; MARTINS, Antonielle Cantarelli. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos. 4. ed. São Paulo: EdUSP, 2017. (3 Volumes).

D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC. São Paulo: Perspectiva, 2014.

D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil. n.9, p.116-126, 2011.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HazPcGIaZuU. Acesso em 13 mar 2020.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DUARTE, Anderson Simão. Metáforas criativas: processo de aprendizagem de Ciências e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua pelo sujeito visual (surdo). 2016. 201 fl.. Tese de doutorado – Universidade Federal de Mato Grosso em convênio com a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC. Cuiabá, 2016.

FELIPE, T. A. de S. Os processos de formação de palavras na Libras. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p.199-216, Jun. 2006.

Gente que Inspira – Edinho Santos. Parte 1. TV CES. 2016a.

Gente que Inspira – Edinho Santos. Parte 2. TV CES. 2016b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J_axAuEXsTs. Acesso em 13 mar 2020.

Instituto Locomotiva. Agência Brasil: País tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, diz estudo. Disponível em: https://www.ilocomotiva.com.br/single-post/2019/10/14/AG%C3%8ANCIA-BRASIL-Pa%C3%ADs-tem-107-milh%C3%B5es-de-pessoas-com-defici%C3%AAncia-auditiva-diz-estudo. Acesso em 22 mar 2020.

KARNOPP, Lodenir Becker; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua brasileira de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. No. 54 Brasília May/Aug.2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artlext&pid=S2316-40182018000200123&lang=py. Acesso em 8 mar 2020.

LOHMANN, Tatiana; D’ALVA, Roberta Estrela. Slam – Voz de Levante. 2017. Trailer Oficial do Filme de 11/10/2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Yo5DBjMz6Nc. Acesso em 09 mar 2020.

LUCENA, Cibele Toledo. Beijo de Línguas – quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram. 2017. 152 fl. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2017.

NEVES, Cynthia Agra de Brito. Slams – Letramentos Literários de Reexistência ao/no Mundo Contemporâneo. Linha D’Água. São Paulo, v.30, n.2, p.92-112, out. 2017.

O mudinho. 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bl4-k4YqkCw. Acesso em 16 mar 2020.

O silêncio e a fúria – poetas do corpo. 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=20dovmD3Y1A. Acesso em 10 mar 2020.

QUADROS, Ronice Müller de. Libras: linguística para o ensino superior. São Paulo: Parábola, 2019.

RIBEIRO, Nayara Piovesan. Poemas em Língua Brasileira de Sinais: Uma Proposta de Análise Formal. 2016. 110 fl. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2016.

Sarau arte de sinalizar: narrativa, humor e poesia. N.d. Disponível em https://www.ufrgs.br/incluir/sarau-arte-de-sinalizar-narrativa-humor-e-poesia/. Acesso em 10 mar 2020.

SOARES Esdras; QUEIROZ, Alana. A poesia sempre vence. Entrevista Roberta Estrela D’Alva. Na ponta do lápis, ano XIV, n.32, p.6-13, dez 2018. Itaú Social-MEC.

SUTTON-SPENCE, Rachel; Marianne Rossi; QUADROS, Ronice Muller. Performance Poética em Sinais: o que a audiência precisa para entender a poesia em sinais. In: STUMPF, Marianne Rossi; QUADROS, Ronice Muller; LEITE, Tarcísio de Arantes (Orgs.). Estudos da Língua Brasileira de Sinais II. Florianópolis: Insular, 2014.

VIANA, Lidiane. Poetry Slam na Escola: embate de vozes entre tradição e resistência. 1018. 165 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual Paulista. Assis, 2018.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lucia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Editora HUCITEC, 1997.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

de Souza Araújo, W. M., de Souza Júnior, F. V., & Pereira, V. C. (2020). Slam Surdo: análise das dimensões política e poética na performance “O mudinho”, de Edinho Santos. Texto Poético, 16(31), 6–25. https://doi.org/10.25094/rtp.2020n31a706