A assinatura: aspectos otobiográficos na poesia de Marcos Siscar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2025n44a1097

Palavras-chave:

Poesia brasileira contemporânea, Marcos Siscar, Jacques Derrida, Otobiografia, Assinatura

Resumo

No estudo aqui proposto, discutimos alguns aspectos autobiográficos na poesia de Marcos Siscar a partir do conceito derridiano “otobiografia”, o qual pressupõe que todo texto possuiria traços que refletem a autoria. Para isso, analisamos um dos elementos da otobiografia, a assinatura, em dois poemas de Siscar, “São Paulo 1972” (2003) e “Cuspindo contra o vento” (2019), períodos distintos em que o poeta escolheu como recurso estético a data para discutir o contexto do autor empírico e, conforme a discussão derridiana, apesar de não trazerem objetivamente dados da vida pessoal do autor, assumem pelo ato de escrita circunstâncias de sua realidade.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Cesar de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda no PPGL da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Elaine Cristina Cintra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Teoria Literária, professora titular do DL/CCAE e docente do PPGL da Universi- dade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Referências

BAHIANA, Ana Maria. A linha evolutiva prossegue – a música dos universitários. Anos 70 ‒ Música popular. Rio de Janeiro: Europa, 1980.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1993.

DERRIDA, Jacques. Otobiografias: o ensinamento de Nietzsche e a política do nome próprio. Tradução Guilherme Cadaval; Arthur Leão Roder; Rafael Haddock-Lobo. Rio de Janeiro: Zazie, 2021.

DERRIDA, Jacques. Posições. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DERRIDA, Jacques. Força de Lei: O fundamento místico da autoridade. Tradução Leyla Perrone-Moisés. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DERRIDA, Jacques. Essaestranha instituição chamada literatura. Tradução Marileide Dias Esqueda. Revisão técnica e introdução Evando Nascimento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

DERRIDA, Jacques. The ear of the other: Otobiography, transference. Lincoln: University of Nebraska Press, 1985.

DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Tradução Joaquim Costa, António M. Magalhães. São Paulo: Papirus, 1991.

DERRIDA, Jacques. Glas. Paris: Galilée, 1974.

LEMOS, Masé. Ciranda da poesia. Marcos Siscar por Masé Lemos. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2011.

MALUFE, Annita Costa. Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar. Rio de Janeiro: 7Letras; São Paulo: FAPESP, 2011. DOI: https://doi.org/10.25094/rtp.2011n10a59

PEDROSA, C. A resistência, o irresistível e a poesia em crise de Marcos Siscar. Signótica, v. 25, DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v25i1.25714

n. 1, p. 1-19, 13 out. 2013. DOI: https://doi.org/10.1136/eb-2013-101352

SISCAR, Marcos. Metade da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

SISCAR, Marcos. Isso não é um documentário. Rio de Janeiro: 7Letras, 2019.

SISCAR, Marcos. Jacques Derrida literatura, política e tradução. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. VENTURA, Zuenir. 1968- O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou por favor, professor, uma década de cada vez. BAHIANA, Ana Maria et alii. Anos 70 ‒ Música popular. Rio de Janeiro: Europa, 1980.

Downloads

Publicado

2025-01-26

Como Citar

Oliveira, M. E. C. de, & Cintra, E. C. (2025). A assinatura: aspectos otobiográficos na poesia de Marcos Siscar. Texto Poético, 21(44), 135–153. https://doi.org/10.25094/rtp.2025n44a1097