Al espejo: autorretrato de Ana Hatherly
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2022n35a848Palabras clave:
Autorretrato, Poesía, Ana Hatherly, Écfrasis, ParáfrasisResumen
En este artículo se presenta una lectura de la composición poética “Auto-retrato” (“Autorretrato”) de Ana Hatherly (A idade da escrita, 1998), que define su retrato como “lúcido espelho” (“espejo lúcido”). Analizando el tríptico “Auto-retrato”, que incluye un soneto de la autora y dos sonetos de poetisas barrocas de los siglos XVII y XVIII, y explorando la tradición asociada a las expresiones “Este que vês” y “oculto”, repetido tres veces en el soneto de Hatherly, se observa que la autora entabla un intenso diálogo con otras voces para afirmar su arte poético. “Autoretrato” experimenta el difícil juego de “recriação-recreação” (“recreación”) que Hatherly promueve en su obra.
Citas
AA.VV. Divers portraits. Caen: [s.n.], 1659a.
AA.VV. Recueil des portraits et eloges en vers et en prose dedié a son Altesse Royalle Mademoiselle. Paris: Charles de Sercy/Claude Barbin, 1659b.
ALMEIDA, Isabel. Le baroque chez Ana Hatherly. Plural Pluriel, n. 16, 2017. Disponível em: https://www.pluralpluriel.org Acesso em: 30 set. 2021.
AUTO-RETRATOS da colecção. Catálogo de exposição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
BACELAR, António Barbosa. À morte de D. Luís Vicente de Cáceres, Lente da Universidade, A uma Eça. AA.VV., A Fénix Renascida ou Obras Poéticas dos Melhores Engenhos Portugueses. Edição de Ivo Castro, Enrique Rodrigues-Moura, Anabela Leal de Barros, 192. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
BEAUJOUR, Michel. Miroirs d’encre: rhétorique de l’autoportrait. Paris: Seuil, 1980.
CERVANTES, Miguel de. Novelas exemplares de Miguel de Cervantes Saavedra. Madrid: Juan de la Cuesta, 1613.
CERVANTES, Miguel de. Novelas ejemplares. Edição de Jorge García López. Madrid: Real Academia Española, 2011.
CRUZ, Sor Juana Inés de la. Inundación castálida. Madrid: Juan García Infanzon, 1689.
CURTIUS, Ernst Robert. European Literature and the Latin Middle Ages. Tradução de Willard R. Trask. Nova Iorque: Harper & Row, 1963.
DUMAS, Catherine. Le sujet féminin et ses métamorphoses chez l’artiste Ana Hatherly. Plural Pluriel, n. 16, 2017. Disponível em: https://www.pluralpluriel. org Acesso em: 30 set. 2021.
FERREIRA, Teresa Jorge. Autorretratos na poesia portuguesa do século XX. 2019. 345f. Orientador: Gustavo Rubim Tese (Doutoramento em Estudos Portugueses – Estudos de Literatura) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2019.
GLÓRIA, Sóror Madelena da. Orbe celeste, adornado de brilhantes estrelas e dois ramilhetes: hum colhido pela consideração, outro pelo divertimento. Lisboa: Oficina de Pedro Ferreira, 1742.
GÓNGORA, Luis de. Sonetos completos. Edição de Biruté Ciplijauskaité. Madrid: Castalia, 1975.
HATHERLY, Ana. A preciosa de Sóror Maria do Céu. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1990.
HATHERLY, Ana. A Casa das musas. Lisboa: Estampa, 1995.
HATHERLY, Ana. O ladrão cristalino: aspectos do imaginário barroco. Lisboa: Cosmos, 1997.
HATHERLY, Ana. A idade da escrita. Lisboa: Tema, 1998.
HATHERLY, Ana. Um calculador de improbabilidades. Coimbra: Quimera, 2001a.
HATHERLY, Ana. La réinvention du miroir: reflets de l’âge baroque dans la poésie expérimentale. In: MOSER, Walter; GOYER, Nicolas (dir.). Résurgences baroques. Bruxelas: La Lettre Volée, 2001b. p. 183-191.
HATHERLY, Ana. Poesia incurável: aspectos da sensibilidade barroca. Lisboa: Estampa, 2003.
HATHERLY, Ana. 463 Tisanas. Lisboa: Quimera, 2006.
MÁRQUEZ, Miguel Ángel. Retórica y retrato poético. Huelva: Universidad de Huelva, 2001.
MARTINHO, Fernando J.B. Entrevista com Ana Hatherly [entrevista com Ana Hatherly]. AA.VV. Interfaces do olhar: uma antologia crítica. uma antologia poética, 129-138. Lisboa: Roma, 2004.
MELCHIOR-BONNET, Sabine. História do espelho. Tradução de José Alfaro. Lisboa: Orfeu Negro, 2016.
MELO E CASTRO, E.M. de. O próprio poético: ensaio de revisão da poesia portuguesa atual. São Paulo: Quíron, 1973.
SENA-LINO, Pedro. Do barroco como função em anagramático de Ana Hatherly. Plural Pluriel, n. 16, 2017. Disponível em: https://www.pluralpluriel.org Acesso em: 30 set. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).