Acordes entre o singular e o plural: a voz que canta a vida e a morte em Grumixamas e jaboticabas, de Viviane Nogueira
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2026n47a1220Palavras-chave:
Escrita de si, Poesia contemporânea, Vida, Morte, VozResumo
Tendo em vista a emergência de uma voz poética que investiga a vida e a morte, entrelaçando a escrita de si a uma reflexão sobre a linguagem, pretende-se fazer considerações a respeito de Grumixamas e jaboticabas (2022), de Viviane Nogueira. O intuito é examinar como se constitui uma trama de estima entre o eu do poema e a pluralidade da vida terrestre, concentrando-se no embate com o passado colonial brasileiro, que alça essa voz enunciadora a um pensamento acerca da coletividade. O aparato teórico deste estudo será A chegada da escrita (2024), de Hélene Cixous; Vozes plurais: Eloso.ia da expressão vocal (2011), de Adriana Cavarero; e "Minhas palavras estarão lá'' (2020), de Audre Lorde. O objetivo deste artigo é demonstrar como a prática da escrita de si se entrelaça a uma especulação em torno do processo de composição poética.
Referências
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CIXOUS, Hélene. A chegada da escrita. Coordenação, versão final e notas de Flavia Trocoli. Grupo de tradução: Danielle Magalhães, Flavia Trocoli, Isadora Nuto, Marcelle Pacheco, Patrick Bange, Renata Estrella e Tainá Pinto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2024.
GRUMIXAMAS e Jaboticabas. ln: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/87355-grumixamas-e-jaboticabas. Acesso em: 20 set. 2025.
LORDE, Audre. Sou sua irmã. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
PESSÔA, Alexandre Neiva. Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no Brasil do século XIX. Dissertação (Mestrado em Artes visuais). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2002.
KAMENSZAIN, Tamara. Testemunhar sem metáfora. (Os casos Washington Cucurto, Martín Gambarotta, Roberta Iannamico). ln: Os que escrevem com pouco. Pequena Biblioteca de ensaios. Trad. Luciana di Leone. Zazie Edições, 2019. Disponível em: https://zazie.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PBE_Tamara-Kamenszain_Os-que-escrevem-com-pouco_Zazie-Edicoes_2019.pdf. Acesso em: 20 set. 2025.
NOGUEIRA, Viviane. Grumixamas e jaboticabas. São Paulo: Círculo dos poemas, 2022.
SANTIAGO, Silviano. 35 ensaios de Silviano Santiago. Ítalo Moriconi (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






