Potência, voz e escuta: uma pequena comunidade de imagens e conceitos
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2023n40a958Palavras-chave:
Canto, Audição, Sereias, Poesia contemporânea brasileiraResumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura de dois episódios clássicos que figuram o sentido da audição e o canto e, depois, compará-los com poemas brasileiros contemporâneos. Começaremos com um trecho da Argonáutica, envolvendo as sereias, e o episódio da Odisseia que o inspirou. Apoiados em Agamben e em estudos de Maria Rosa Oliveira e Ana Porrúa, observaremos nesses dois episódios as dinâmicas de realização ou não da voz. Em seguida, abordaremos os episódios segundo a ideia de escuta de Jean-Luc Nancy. Por fim, traremos poemas de Ricardo Domeneck, Carlito Azevedo e Claudia Roquette- pinto, identificando como seus textos se relacionam com os dois episódios e os conceitos mobilizados.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “La Potenza Del Pensiero” (tradução de Carolina Pizzolo Torquato). Revista do Departamento de Psicologia – UFF, Niterói, RJ, v.18, n.1, p.11-18, Jan./Jun. 2006.
APOLÔNIO DE RODES Argonáuticas (organização, tradução, textos e notas de Fernando Rodrigues Junior). São Paulo: Perspectiva, 2021.
AZEVEDO, Carlito. Monodrama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. CAVARERO, Adriana. Vozes plurais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DOMENECK, Ricardo. Odes a Maximin. Rio de Janeiro: Edições Garupa, 2018.
HOMERO Odisseia (tradução e introdução de Christian Werner). São Paulo: Cosac Naify, 2014.
IRLANDINI, Isabella. “Por uma ontologia plural de vozes singulares: o embate de Adriana Cavarero com a metafísica”. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, SC, v.23, n.1, jan./abr. 2015.
JAY, Martin. “Sartre, Merleau-Ponty, and the Search for a New Ontology of Sight”. In: Modernity and the Hegemony of Vision. Berkeley, Los Angeles & London: University of California Press, 1993.
KAFKA, Franz. “O silêncio das sereias” (tradução de Sergio Tellaroli). In:
Odisseia. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p.615-616.
NANCY, Jean-Luc. À escuta (tradução de Fernanda Bernardo). Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014.
OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. “Voz, potência, ressonância e corpo na linguagem poética”. Crítica cultural – critic, Palhoça, SC, v.15, n.1, p.121-133, jan./jun. 2020.
PORRÚA, Ana. “La voz impropria: poesia y política”. Crítica cultural – critic, Palhoça, SC, v.11, n.2, p.241-249, jul./dez. 2016.
ROQUETTE-PINTO, Claudia. Corola. Cotia: Ateliê Editorial, 2000. SUSSEKIND, Flora. Coros, Contrários, Massa. Recife: CEPE Editora, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).