A “poesia-molotov” de autoria feminina: política e resistência em Bruna Mitrano e Nina Rizzi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2022n37a909

Palavras-chave:

Poesia contemporânea, Crítica, Autoria feminina

Resumo

Este artigo se dedica à reflexão sobre a poesia brasileira contemporânea escrita por mulheres a partir das obras Não (2016), de Bruna Mitrano e Geografia dos Ossos (2016), de Nina Rizzi. Tendo em vista que a poesia feita hoje no Brasil é alvo frequente de críticas pessimistas e acusada de não possuir potencial político por críticos saudosistas do fazer poético do século passado, nosso objetivo é contribuir com os estudos que se fazem a propósito do tema, no sentido de demonstrar que a produção atual de autoria feminina mantém um intenso diálogo com a dimensão política, dado que suas manifestações contemplam as urgências do nosso tempo. Para tanto, partimos, principalmente, das noções teóricas de Célia Pedrosa (2008), Rita Terezinha Schmidt (2008, 2012) e Alberto Pucheu (2016).

Biografia do Autor

Mariana Link Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel, Pelotas, Rio de Grande do Sul, Brasil. Bolsista CAPES.

Claudia Lorena Fonseca, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pós-doutorado na Universidad Nacional de Cuyo-UNCuyo-Mendoza, Argentina. Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, Rio de Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-09-25

Como Citar

Martins, M. L., & Fonseca, C. L. (2022). A “poesia-molotov” de autoria feminina: política e resistência em Bruna Mitrano e Nina Rizzi. Texto Poético, 18(37), 59–76. https://doi.org/10.25094/rtp.2022n37a909