Pedro Casaldáliga: etnocentrismo, esperança e desevangelização
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2022n36a873Palavras-chave:
Pedro Casaldáliga, Poesia, Etnocentrismo, Esperança, DesevangelizaçãoResumo
Percorrendo o fazer artístico de Pedro Casaldáliga, a maneira como se constroem literariamente seus temas, analisamos o poema “Junto ao vosso canto” (2006), relacionando-o com outros textos poéticos do autor. Os versos enunciam uma desconstrução do etnocentrismo e do logocentrismo, abordados em consonância com Derrida (1973). Em decorrência de fusões metafóricas entre divindade, ser humano e natureza, eles são caracterizados, ainda, como o eurocentrismo, conforme Lander (2005) e Dussel (2005). Essa poética apresenta-se, então, desevangelizadora, desvelando um modo de vida mais autônomo e livre, uma sociedade mais justa, a partir de uma noção de esperança como projeto que encoraja ações.
Referências
BÍBLIA. Salmos. Português. In: A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1997. p. 544-613.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed. USP, 1977.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o novo milênio. Tradução Ivo Barroso. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASALDÁLIGA, Pedro. Antologia retirante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
CASALDÁLIGA, Pedro. Orações da caminhada. Campinas: Verus Editora, 2005.
CASALDÁLIGA, Pedro. Versos adversos. São Paulo: Fundação Perseu Abrano, 2006.
CASALDÁLIGA, Pedro. Na procura do reino: antologia de textos. Tradução Antônio Carlos Moura. São Paulo: FTD, 1988.
CASALDÁLIGA, Pedro. Uma Igreja na Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. 1971. Disponível em: https://servicioskoinonia.org/Casaldaliga/cartas/1971CartaPastoral.pdf Acesso em: 20 jan. 2022.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução Mirian Shnaiderman e Renato Janini. São Paulo: Perspectiva/ Edusp, 1973.
DUSSEL, Henrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais; perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Coleccioón Sur Sur, CLACSO, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html Acesso em: 27 fev. 2016.
ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1979.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução Marcia Sá Cavalcante Schuback. 8. ed. Petrópolis: Vozes,1999. (Parte I).
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais; perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Colección Sur-Sur, CLACSO, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html Acesso em: 27 fev. 2016.
MAGALHÃES, Hilda. História da literatura de Mato Grosso: séc. XX. 2. ed. Smashwords, 2017. Disponível em: https://www.smashwords.com/books/view/752665 Acesso em: 15 jun. 2018.
SANTOS, Michael. Natureza e cultura na poesia de Pedro Casaldáliga. 2016. 148 f. Orientador: Célia Maria Domingues da Rocha Reis. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.
SANTOS, Edson. Poesia e utopia: o sonho-esperança na obra de Pedro Casaldáliga, Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, n. 2, p 52-65, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? Tradução Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004.
SOUZA, Marinete; REIS, Célia. Pedro Casaldáliga e a poética da emancipação. Cuiabá: EdUFMT, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).