Influência e superação na poética de Ruy Belo
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2021n32a742Palavras-chave:
Ruy Belo, Tradição, Hipertextualidade, LeitorResumo
O presente estudo pretende demonstrar que, para Ruy Belo, a dimensão hipertextual da poesia é uma inevitabilidade. No entanto, esta perceção não pressupõe uma atitude passiva face ao fenómeno da influência. Na sua perspetiva, o poeta que procura uma voz própria é aquele que convive com as vozes do passado para depois as defrontar e superar. A partir da análise de um excerto do poema A margem da alegria e do cotejo da obra de Dominique Saint-Alban, Le roman d’amour des grandes Égéries, procurar-se-á igualmente demonstrar o caráter hipertextual da escrita de Ruy Belo, assim como os dispositivos compositivos utilizados para obter uma elevada temperatura da expressão e desencadear a emoção estética.
Referências
BELO, Ruy. Na senda da poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
BELO, Ruy. Todos os poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
COMPAGNON, Antoine. La Seconde Main ou Le Travail de la Citation. Paris: Éditions du Seuil, 1979.
ELIOT, T. S. Ensaios de doutrina crítica. Lisboa: Guimarães Editores, 1997.
ELIOT, T. S. Los poetas metafísicos y otros ensayos sobre teatro y religión. Buenos Aires: Emecé Editores S. A., [1944], Tomo I.
GOOSSE, André. Le bon usage. Paris-Gembloux: Duculot, 1986.
SAINT-ALBAN, Dominique. Le roman d’amour des grandes Égéries. Paris: Robert Laffont, 1970.
SOARES, Ana Maria Pereira. A alegria e o mal em Ruy Belo: estudo da composição hipertextual d’A Margem da Alegria. 2017. 733 f. Tese (Doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, Ramo de Literatura e Cultura –Teoria e Estéticas Literárias) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).