A influência ou “Os balcões sucessivos sobre o rio”, de Ruy Belo

Autores

  • Ana Maria Pereira Soares Investigadora independente

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2020n30a635

Palavras-chave:

Ruy Belo, influência, hipertextualidade, mal.

Resumo

Para Ruy Belo, a influência da tradição no poeta tardio é inevitável e aquele que busca a sua singularidade tem de ter consciência desta realidade inescapável. Neste estudo, é analisada a dimensão hipertextual deste autor, incidindo-se sobretudo a atenção sobre “Os balcões sucessivos sobre o rio”, composição que introduz o último livro do poeta, Despeço-me da terra da alegria (1977), e que dá continuidade aos processos compositivos e às problemáticas abordadas no magnífico poema longo, A margem da alegria (1974).

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira Soares, Investigadora independente

Licentiatura em 1990 em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2001, grau de mestre, na mesma instituição, em Estudos Portugueses e Brasileiros, com a dissertação O Tempo na Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: Imanência, Ruptura, Testemunho tendo obtido a classificação de Muito Bom. Em 2017, também na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, grau de doutor com a dissertação A Alegria e o Mal em Ruy Belo – Estudo da Composição Hipertextual d’A Margem da Alegria de Ruy Belo, tendo obtido a classificação máxima, por unanimidade.

Atualmente, faço investigação de forma independente, sem ligação a qualquer instituição.

Referências

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AUTOR (2017).

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

Soares, A. M. P. (2020). A influência ou “Os balcões sucessivos sobre o rio”, de Ruy Belo. Texto Poético, 16(30), 161–183. https://doi.org/10.25094/rtp.2020n30a635