La forma maldita: la presencia del soneto en el trabajo de Bruno Tolentino

Autores/as

  • Nívia Maria Santos Silva Universidade Federal da Bahia
  • Luciene de Almeida Azevedo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2017n23a397

Palabras clave:

Bruno Tolentino. Poesía. Soneto. La estética. Campo literario.

Resumen

La forma fija es una marca en la obra del poeta Bruno Tolentino. Entre las diversas formas practicadas por él, sin embargo, la observación de su actividad poética nos lleva a afirmar que el soneto es la forma privilegiada. Este artículo tiene como objetivo discutir este hallazgo, en el supuesto de que la presencia de sonetos en la obra de Tolentino no es sólo una opción formal, pero es parte de su inversión en su propio programa poético en el campo de la literatura brasileña, especialmente en la década de 1990 y principios de los años 2000s.

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DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2017n23a397

Biografía del autor/a

Nívia Maria Santos Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pertencente à linha de pesquisa de Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais, no qual participa do grupo de pesquisa "Leituras contemporâneas". É mestre em Literatura e Diversidade Cultural, especialista em Estudos Literários e formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua, principalmente, nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura contemporânea, estética, poesia, campo literário e estuda os poetas Hilda Hilst e Bruno Tolentino.

Luciene de Almeida Azevedo, Universidade Federal da Bahia

Possui Doutorado em Literatura Comparada (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é professora de Teoria Literária da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: formas narrativas contemporâneas, romance (gênero e forma), autoficção, performance autoral, campo literário.

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Publicado

2017-08-25

Cómo citar

Santos Silva, N. M., & de Almeida Azevedo, L. (2017). La forma maldita: la presencia del soneto en el trabajo de Bruno Tolentino. Texto Poético, 13(23), 526–549. https://doi.org/10.25094/rtp.2017n23a397