La ranurada invitación amorosa de Glauco Mattoso

Autores/as

  • Paulo Roberto Sodré Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • Rafael Campos Quevedo Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2017n22a377

Palabras clave:

Tópica horaciana, Parodia, Invitación amorosa, Tópica literaria, Glauco Mattoso, Pegadas noturnas (disonetos barrockistas).

Resumen

Se discute el topos horaciano de la invitación amorosa y de la profecía amenazadora manifestada en poemas de lengua portuguesa, en especial de Glauco Mattoso, ya que él, poeta contemporáneo conocido por su sonetario heredado de Luís de Camões, de Gregório de Matos y de Manuel Barbosa Maria du Bocage, se declara heredero de la tradición lírica de lengua portuguesa. Los estudios de la tópica literaria de Francisco Achcar y de Antonio Candido, además de reflexiones acerca del tema de la imitación poética, como las de D. A. Russel y de Raul Miguel Rosado Fernandes, son los aportes teóricos para esta discusión.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2017n22a377

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Sodré, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Professor Associado do Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela USP. Estágio de Pós-doutorado pela Unicamp.

Rafael Campos Quevedo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto A do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA (PGLetras-UFMA). Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Citas

ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Edusp, 1994.

ARANHA, Altair J. Dicionário brasileiro de insultos. São Paulo: Ateliê, 2002.

BOCAGE. Poemas eróticos. Seleção de Fernando Segolim. São Paulo: Epopeia, 1987.

BUENO, Alexei. Antologia pornográfica: de Gregório Mattos a Glauco Mattoso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

CAMÕES, Luís de. Rimas. Edição de Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Coimbra: Atlântida, 1973.

CAMPOS, Haroldo de. Poética sincrônica. In: _____. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977. p. 205-212.

CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: ______ (Org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Unicamp, 1992. p. 13-22.

CANDIDO, Antonio. As rosas e o tempo. In: ______. O observador literário. São Paulo: Ouro Sobre Azul, 2008. p. 41-49.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura européia e Idade Média latina. Tradução de Paulo Rónai e Teodoro Cabral. São Paulo: Hucitec; Edusp, 1996.

ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: ______. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art, 1989. p. 37-48.

ESTAÇO, Baltazar. A um poeta. In: HUE, Sheila Moura (Org.). Antologia de poesia portuguesa. Século XVI: Camões entre seus contemporâneos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004. p. 26.

FERNANDES, Raul Miguel Rosado. Concepções e formas de imitar: um enquadramento para Dionísio de Halicarnasso. In: HALICARNASSO, Dionísio de. Tratado da imitação. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica; Centro de Estudos Clássicos das Universidades de Lisboa,1986. p. 11-30.

GARÇÃO, Correia. Dissertação. In: MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 30. ed. rev.. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 215-217.

HALICARNASSO, Dionísio de. Tratado da imitação. Tradução, introdução e notas por Raul Miguel Rosado Fernandes. Lisboa: INIC/Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1986.

HORÁCIO. Odes e epodos. Tradução e notas de Bento Prado de Almeida Ferraz. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

JUNQUEIRA, Ivan. Intertextualismo e poesia contemporânea. In: ______. O encantador de serpentes. Rio de Janeiro: Alhambra, 1987. p. 85-95.

LONGINO. Do sublime. In: SOUZA, Roberto Acízelo de (Org.). Do mito das Musas à razão das Letras. Textos seminais para os estudos literários (século VIII a. C. – século XVII). Chapecó: Argos, 2014.

MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves de. Advertência. In: ______. Suspiros poéticos e saudades. 6. ed. Brasília: UnB, 1999. p. 39-46.

MATTOSO, Glauco. [Glossário mattosiano] Análise das características do autor. In: MATTOSO, Glauco. Pegadas noturnas: dissonetos barrockistas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004b. p. 203-207.

MATTOSO, Glauco. Dicionário do palavrão e correlatos. 5. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Record, 2011.

MATTOSO, Glauco. Geléia de rococó: sonetos barrocos. São Paulo: Ciência do Acidente, 1999.

MATTOSO, Glauco. Pegadas noturnas: dissonetos barrockistas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

MATTOSO, Glauco. Poesia vaginal. Cem sonetos sacanas. São Paulo: Hedra, 2015.

PASSOS, Lucas dos. Elementos de retórica e oralidade em duas odes horacianas. Codex: Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 18-29, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/2852/2606>. Acesso em: 18 nov. 2016.

PENNA, Heloisa Maria Moraes Moreira. Implicações da métrica nas Odes de Horácio. 333 f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Passim (p. 101; p. 306-307).

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do Romantismo à vanguarda. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

RUSSELL, D. A. De imitatione. In: WEST, David; WOODMAN, Tony (Ed.). Creative Imitation and Latin Literature. Cambridge: Cambridge University, 1979. p. 1-16.

SALGUEIRO, Wilberth. Do decoro parlamentar. Rascunho, Curitiba, n. 192, p. 21, abr. 2016. Disponível em: http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Rascunho_ 192_BOOK.pdf. Acesso em: 1º set. 2016.

SALGUEIRO, Wilberth. E o Juca pirou: do indianismo sublime de Gonçalves Dias à poesia bem obscena de Bernardo Guimarães e de Cantáridas. In: ______. Lira à brasileira: erótica, poética, política. Vitória: Edufes, 2007. p. 145-157.

SILVA, Susana Souto. Crítica literária e heteronímia: Glauco Mattoso e Pedro Ulysses Campos. Olho d´Água, São José do Rio Preto, v. 2, n. 1, p. 116-125, 2010.

AUTOR; AUTOR. 2016.

AUTOR. [Inédito].

SPINA, Segismundo. Introdução à poética clássica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Publicado

2017-06-20

Cómo citar

Sodré, P. R., & Quevedo, R. C. (2017). La ranurada invitación amorosa de Glauco Mattoso. Texto Poético, 13(22), 97–121. https://doi.org/10.25094/rtp.2017n22a377