A AUSÊNCIA DO SOM E A PERFORMANCE DO CORPO: CRIAÇÃO DE RITMO NOS POEMAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Autores/as

  • Nayara Piovesan RIBEIRO UFMT
  • Vinicius Carvalho PEREIRA UFMT
  • Fábio Vieira de SOUZA JR. UFMT

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2016n21a364

Resumen

Este artigo analisa o poema “Cinco sentidos”, tradução para a Língua Brasileira de Sinais feita pelo artista surdo Nelson Pimenta, a partir do poema “Five Senses”, originalmente produzido pelo também surdo Paul Scott, na British Sign Language. Nosso objetivo é identificar como se constituem elementos da camada fônica, tais quais o ritmo e a rima, em poemas surdos. Para tanto, revisitamos alguns conceitos de poesia, poema, ritmo e rima, originalmente pensados para línguas orais, a fim de verificar como esses se aplicam a produções poéticas em uma língua visuo-gestual. Como metodologia para a análise do poema, procedemos à leitura detalhada do poema gravado em vídeo, à transcrição do poema por meio de glosas e à análise dos elementos semióticos que constituem ritmo e rima no poema, com base no vídeo e nas glosas por nós elaboradas.

Palavras-chave:Poesia Surda. Ritmo. Rima. Poemas em Língua Brasileira de Sinais.

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Publicado

2016-12-28

Cómo citar

RIBEIRO, N. P., PEREIRA, V. C., & SOUZA JR., F. V. de. (2016). A AUSÊNCIA DO SOM E A PERFORMANCE DO CORPO: CRIAÇÃO DE RITMO NOS POEMAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Texto Poético, 12(21), 93–123. https://doi.org/10.25094/rtp.2016n21a364

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