DE MÃOS VAZIAS: SETE CANTOS DO POETA PARA O ANJO, DE HILDA HILST
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2016n21a363Resumen
Este artigo analisa a obra Sete cantos do poeta para o anjo (1962), de Hilda Hilst, a partir do prefácio assinado por Dora Ferreira da Silva, “Duas experiências do angélico”. O fio condutor se amarra à leitura da prefaciadora que defende um anjo solarizado, ainda que quase sempre ausente e sempre de mãos vazias, daí seu hibridismo. Os cantos são de tonalidade metalinguística, metafísica e social. Para a compreensão desse Anjo ambíguo, que tanto oferta promessas quanto oferece dor, morte, noite e sacrifícios, recorre-se às Elegias de Duíno, de Rainer Maria Rilke, poeta que figura nas leituras de Hilda Hilst, traduzido dez anos depois por Dora Ferreira da Silva.
Palavras-chave: Hilda Hilst. Dora Ferreira da Silva. Anjo. Poesia. Metalinguagem.
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