COLEÇÃO “LITERATURA COMENTADA”: LEITURA E POESIA*

Autores/as

  • Maria Amélia DALVI UFES

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2016n20a337

Resumen

Estudos anteriores a respeito do tratamento didático-editorial dispensado à poesia e aos poemas em livros didáticos contemporâneos indiciaram a importância da coleção “Literatura Comentada” na constituição de um corpus de textos literários a serem lidos no processo de educação de leitores. Desse modo, este artigo apresenta a coleção “Literatura Comentada” e escolhe, entre os títulos publicados pela coleção, um deles, dedicado a Tomás Antônio Gonzaga, para um estudo a respeito da abordagem dos textos poéticos. Focalizam-se, especialmente, os textos selecionados e as orientações de leitura em notas de rodapé. O mapeamento toma como horizonte teórico-metodológico considerações de Roger Chartier acerca das relações entre cultura escrita e literatura.

Biografía del autor/a

Maria Amélia DALVI, UFES

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Citas

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: _______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. B. Almeida. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 221-247.

BELO, André. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BRAIT, Beth. Gonçalves Dias. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).

CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tomás Antônio Gonzaga. São Paulo: Abril Educação, 1980. (Coleção Literatura Comentada).

CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Org.). Histoire de la lecture dans le monde occidental. 2. ed. Paris: Seuil, 2001.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Consultoria, supervisão e revisão técnica de Ilza Jardim. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. Revista Contexto, Vitória. n. 20. Jul./Dez., 2011. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776 >. Acesso em: 29 out. 2015.

HALEWELL, Laurence. O livro no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

HELLER, Bárbara; BRITTO, Luís Percival Leme de; LAJOLO, Marisa. Álvares de Azevedo. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).

JOVER-FALEIROS, Rita. Prefácios e leitor(es)-modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 14/2, p. 217-230, jul./-dez., 2012.

MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RAMALHETE, Mariana Passos. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários Jabuti e FNLIJ e o PNBE. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória , ES, 2015.

Publicado

2016-06-22

Cómo citar

DALVI, M. A. (2016). COLEÇÃO “LITERATURA COMENTADA”: LEITURA E POESIA*. Texto Poético, 12(20), 62–91. https://doi.org/10.25094/rtp.2016n20a337

Número

Sección

Dossier