COLEÇÃO “LITERATURA COMENTADA”: LEITURA E POESIA*
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2016n20a337Resumen
Estudos anteriores a respeito do tratamento didático-editorial dispensado à poesia e aos poemas em livros didáticos contemporâneos indiciaram a importância da coleção “Literatura Comentada” na constituição de um corpus de textos literários a serem lidos no processo de educação de leitores. Desse modo, este artigo apresenta a coleção “Literatura Comentada” e escolhe, entre os títulos publicados pela coleção, um deles, dedicado a Tomás Antônio Gonzaga, para um estudo a respeito da abordagem dos textos poéticos. Focalizam-se, especialmente, os textos selecionados e as orientações de leitura em notas de rodapé. O mapeamento toma como horizonte teórico-metodológico considerações de Roger Chartier acerca das relações entre cultura escrita e literatura.
Citas
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: _______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. B. Almeida. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 221-247.
BELO, André. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BRAIT, Beth. Gonçalves Dias. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tomás Antônio Gonzaga. São Paulo: Abril Educação, 1980. (Coleção Literatura Comentada).
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Org.). Histoire de la lecture dans le monde occidental. 2. ed. Paris: Seuil, 2001.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Consultoria, supervisão e revisão técnica de Ilza Jardim. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. Revista Contexto, Vitória. n. 20. Jul./Dez., 2011. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776 >. Acesso em: 29 out. 2015.
HALEWELL, Laurence. O livro no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
HELLER, Bárbara; BRITTO, Luís Percival Leme de; LAJOLO, Marisa. Álvares de Azevedo. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).
JOVER-FALEIROS, Rita. Prefácios e leitor(es)-modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 14/2, p. 217-230, jul./-dez., 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RAMALHETE, Mariana Passos. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários Jabuti e FNLIJ e o PNBE. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória , ES, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).