COLEÇÃO “LITERATURA COMENTADA”: LEITURA E POESIA*
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2016n20a337Abstract
Estudos anteriores a respeito do tratamento didático-editorial dispensado à poesia e aos poemas em livros didáticos contemporâneos indiciaram a importância da coleção “Literatura Comentada” na constituição de um corpus de textos literários a serem lidos no processo de educação de leitores. Desse modo, este artigo apresenta a coleção “Literatura Comentada” e escolhe, entre os títulos publicados pela coleção, um deles, dedicado a Tomás Antônio Gonzaga, para um estudo a respeito da abordagem dos textos poéticos. Focalizam-se, especialmente, os textos selecionados e as orientações de leitura em notas de rodapé. O mapeamento toma como horizonte teórico-metodológico considerações de Roger Chartier acerca das relações entre cultura escrita e literatura.
References
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: _______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. B. Almeida. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 221-247.
BELO, André. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BRAIT, Beth. Gonçalves Dias. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tomás Antônio Gonzaga. São Paulo: Abril Educação, 1980. (Coleção Literatura Comentada).
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Org.). Histoire de la lecture dans le monde occidental. 2. ed. Paris: Seuil, 2001.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Consultoria, supervisão e revisão técnica de Ilza Jardim. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. Revista Contexto, Vitória. n. 20. Jul./Dez., 2011. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/6532/4776 >. Acesso em: 29 out. 2015.
HALEWELL, Laurence. O livro no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
HELLER, Bárbara; BRITTO, Luís Percival Leme de; LAJOLO, Marisa. Álvares de Azevedo. São Paulo: Abril Educação, 1982. (Coleção Literatura Comentada).
JOVER-FALEIROS, Rita. Prefácios e leitor(es)-modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa. Alea, Rio de Janeiro, v. 14/2, p. 217-230, jul./-dez., 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RAMALHETE, Mariana Passos. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários Jabuti e FNLIJ e o PNBE. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória , ES, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).