A ANTOLOGIA KOKINWAKASHÛ (905) E A FORMAÇÃO DA TRADIÇÃO POÉTICA JAPONESA
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2016n20a335Resumen
Este trabalho aborda a antologia poética imperial Kokinwakashû, compilada em 905 na corte japonesa. Pretende-se aqui explicitar os princípios que regem a compilação e organização da obra, pois eles tiveram um papel inaugural e fundamental na criação da tradição nipônica de poesia. Especificamente, demonstraremos que os poemas da antologia Kokinwakashû encontram-se elencados de acordo com o princípio da progressão temático-temporal, ou seja, dentro de um tema maior, os poemas se organizam tendo como eixo seu desenrolar temporal. Para demonstrar o princípio da progressão temático-temporal em funcionamento, optamos por traduzir o “Livro 6, Inverno”, da antologia e, em seguida, explicitar os mecanismos que explicam a sequência e encadeamento dos poemas. Por fim, abordamos brevemente o declínio da tradição poética japonesa.
Citas
FURUHASHI, Nobutaka. Manyôshû wo yomu. Tóquio: Furukawa Kôbunkan, 2008.
KUBOTA, Utsubo (ed.) Kokinwakashû Hyôshaku. Tóquio: Tôkyôdô Shuppan, 1960 (5ª. edição).
MINER, Earl. Japanese linked poetry – an account with translations of renga and haikai. Princeton: Princeton University Press, 1979, p. 65.
NAKA, Mitsuo. Shinkokugo Benran. Tóquio: Bun´eidô, 1998, p. 75.
OMODAKA, Hisakata. Man´yôshû Chûshaku Dainikan. Tóquio: Chûôkôronsha, 1968, p. 369-407.
OZAWA, Tadao (ed.). Kokinwashû. Tóquio: Shôgakkan, 1994, 159.
RODD, Laurel. Kokinshu – a collection of poems ancient and modern. Princeton: Princeton University Press, 1984, p. 25.
WAKISAKA, Geny. Man'yôshu - vereda do poema clássico japonês. São Paulo: Hucitec, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).