A transgressão em Bernardo Guimarães

Autores/as

  • Norberto PERKOSKI

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2014n16a214

Resumen

 Neste artigo, são analisados três poemas de

Bernardo Guimarães: “A orgia dos duendes”, “Elixir do pajé” e

“A origem do mêstruo”. O referencial teórico-crítico embasase

em Mikhail Bakhtin, Georges Bataille, Antonio Candido,

Haroldo de Campos, Luiz Costa Lima e Duda Machado. No

primeiro dos poemas, subverte-se o tema romântico do

espaço acolhedor; no segundo, questiona-se a virilidade

masculina e, no último, através da invenção, dessacraliza-se a

mitologia clássica. Predomina na construção dos textos uma

linguagem transgressora que, via intertextualidade, invade o

cânone literário, engendrando um correlato riso subversivo.

Através dessas obras, Bernardo Guimarães institui-se como

desordenador do idealismo predominante e já desgastado da

primeira geração romântica do sistema literário brasileiro.

Cómo citar

PERKOSKI, N. (2015). A transgressão em Bernardo Guimarães. Texto Poético, 10(16). https://doi.org/10.25094/rtp.2014n16a214

Número

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