Dialogic architecture: an analysis of the book Estar sendo. Ter sido., by Hilda Hilst

Authors

  • Milena Karine de Souza Wanderley Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kelcilene Grácia-Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2018n24a479

Keywords:

Hilda Hilst, compositional forms, dialogue, formal hybridization.

Abstract

This article is the result of research conducted about Estar sendo. Ter sido. (1997), last narrative published by the Brazilian writer Hilda Hilst (1930 - 2004) in life. In the research, we try to investigate how Hilst promotes the processes of architectural hybridization that make this work a point of return for the other works that she wrote. In addition, we also observed as the architectural literary masses are subverted, especially with regard to categories of narrator and author, through the external dialogues that are articulated and that reveal much of Hilst’s library. Therefore, we seek the support of the academic studies of Rubens da Cunha (2011) and José Antônio Cavalcanti (2010), about Estar sendo. Ter sido. (1997), Crystiane Batista Leal (2012), in a study about the lyric dimension in the Hilstian theatre, in Bakhtin (2010) and José Augusto Seabra (1988). We also access the inventory from the Casa do Sol library provided by the Hilda Hilst Institute.

Author Biographies

Milena Karine de Souza Wanderley, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e cursa, atualmente, o Doutorado em Estudos Literários nessa mesma universidade, desenvolvendo estudo acerca da poesia de Hilda Hilst em seus processos de ressignificação de Formas Composicionais Clássicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa - Análise Linguística, Produção de texto e Literatura.

Kelcilene Grácia-Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Câmpus de Três Lagoas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1998) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2006). É professora Associada e, atualmente, é Coordenadora, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Doutorado Interinstitucional em Letras (DINTER) entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Instituição Promotora) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Instituição Receptora). É Coordenadora Acadêmica do convênio internacional Programa Erasmus+ entre a Universitá degli Studio di Perugia e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Poesia Brasileira contemporânea. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Docente Permanente). Suas publicações voltam-se principalmente para os seguintes temas: Manoel de Barros, literatura brasileira, teoria literária, poesia brasileira contemporânea, metáfora e literatura regional de Mato Grosso do Sul. 

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Published

2018-01-31

How to Cite

Wanderley, M. K. de S., & Grácia-Rodrigues, K. (2018). Dialogic architecture: an analysis of the book Estar sendo. Ter sido., by Hilda Hilst. Texto Poético, 14(24), 101–126. https://doi.org/10.25094/rtp.2018n24a479