Pensar [n]a poesia: a linguagem cinematográfica na autorreflexão sobre a poesia em “Blind light” de Marília Garcia
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a917Palavras-chave:
Marília Garcia, Jean-Luc Godard, Poesia e cinema, Poesia e montagem, MetalepseResumo
O presente artigo analisa e discute as interfaces que a lírica de Marília Garcia estabelece com a linguagem cinematográfica, especialmente as aproximações estabelecidas com a montagem. Para isso, o artigo propõe uma leitura do poema “Blind light” do livro Um teste de resistores (2014), texto que parte das reflexões da poeta acerca do filme Pierrot le fou (1965) de Jean-Luc Godard. A partir das metalepses que Marília Garcia observa no filme, o poema promove uma reflexão metalinguística acerca do funcionamento da linguagem poética. Essas reflexões são exploradas de modo a elaborar o uso que a poesia de Marília Garcia faz das imagens como forma de pensar a própria poesia.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Le cinéma de Guy Debord. In: AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Hoëbeke, 1998.
AGAMBEN, Giorgio. O fim do poema. Trad. Sergio Alcides. Cacto: Poesia & Crítica, n.1, p.142-149, 2002.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução Eloisa Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.
BAZIN, André. O que é cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018.
BRITTO, Paulo Henriques. O natural e o artificial: algumas reflexões sobre o verso livre. ELyra, n.3, p.27-41, 2014.
GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7 letras, 2016.
GARCIA, Marília. Câmera lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GARCIA, Marília. parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
FRIAS, Joana. “Tudo o que em mim pensa está filmando”: pertença e repetição na poesia brasileira contemporânea. Relâmpago, n. 38, 2016. pp 147-165.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MARTELO, Rosa Maria. O cinema da poesia. Lisboa: Documenta, 2016.
PEDROSA, Celia. A poesia e a prosa do mundo. Gragoatá, Niterói, n. 28, p. 27-40, 2010.
PUDOVKIN, Vsevolod. Métodos do tratamento do material (montagem estrutural). In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).