Configurações do discurso parodístico na poesia de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a892

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, poesia, paródia, negra-feminina

Resumo

A paródia é uma das formas mais recorrentes que artistas modernos encontraram para formularem discursos críticos (HUTCHEON, 1985). Nos poemas de Conceição Evaristo, presentes no livro Poemas da recordação e outros movimentos (2017), a reescrita de textos literários configura modos de resistência às opressões do racismo, do sexismo, das divisões de classe e do colonialismo. A transformação do discurso dominante, desse modo, surge na poesia negra-feminina como “movimento de transformação dos modelos literários oferecidos pelo discurso dominante” (BERND, 1988, p. 29), e busca reverter estereótipos para (re)construir uma identidade via expressão subjetiva.

Biografia do Autor

Paulo Antônio Vieira Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Adjunto I de Teoria da Literatura e Ensino da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, Brasil.

Andressa Souza e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, Brasil.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Vieira Júnior, P. A., & Souza e Silva, A. (2024). Configurações do discurso parodístico na poesia de Conceição Evaristo. Texto Poético, 20(41), 130–151. https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a892