O projeto desviante de Ana Cristina Cesar e a herança da crise moderna

Autores

  • Samanta Esteves Nagem Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Annita Costa Malufe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) https://orcid.org/0000-0002-6598-1757

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2022n36a841

Palavras-chave:

Ana Cristina Cesar, Poesia Marginal, Concretismo, Mallarmé, Baudelaire

Resumo

Tem-se como objetivo pensar como a poética de Ana Cristina Cesar situase como projeto desviante da polarização entre poesia marginal e movimento concretista, incorporando crises modernas instauradas por poetas como Baudelaire e Mallarmé de forma autoral. Para tanto, refletimos sobre como a autora incorpora indiretamente parte da tradição poética moderna, reivindicada de modos distintos tanto pelo concretismo, quanto pela geração marginal, encontrando outras saídas para a crise das vanguardas e do verso, por meio de procedimentos sintáticos de ataque ao discurso e ao significado.

Biografia do Autor

Samanta Esteves Nagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Pesquisadora PQ2/CNPq. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, São Paulo, Brasil.

Annita Costa Malufe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-05-29

Como Citar

Esteves Nagem, S., & Costa Malufe, A. (2022). O projeto desviante de Ana Cristina Cesar e a herança da crise moderna. Texto Poético, 18(36), 132–158. https://doi.org/10.25094/rtp.2022n36a841