Paisagens afrodiaspóricas em Diário de um retorno ao país natal, de Aimé Césaire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a796

Palavras-chave:

Negritude, Aimé Césaire, Diáspora Negra, Paisagens, Poética do desabrigo

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar em Diário de um retorno ao país natal (2012), poema fundamental do poeta martiniquenho Aimé Césaire, a configuração das paisagens afrodiaspóricas. O longo poema, escrito em estilo livre, é um dos marcos do movimento político, estético, cultural e ideológico da negritude, lançado em Paris, na década de 1930, mas que aglutina em seu bojo diversas manifestações culturais da Diáspora Negra, tais como o Renascimento Harlem, surgido nos Estados Unidos, nos anos de 1920, o indigenismo da literatura Haitiana, da mesma década, e o negrismo cubano dos anos de 1930.

Biografia do Autor

Michel Mingote Ferreira de Ázara, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando em Literatura Comparada na Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, São Paulo. Bolsista Fapesp (processo n° 2018/13100-7).

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

Mingote Ferreira de Ázara, M. (2021). Paisagens afrodiaspóricas em Diário de um retorno ao país natal, de Aimé Césaire. Texto Poético, 17(33), 32–52. https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a796