A transformação da natureza-morta em paisagem na poesia de Ferreira Gullar
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a777Palavras-chave:
Ferreira Gullar, Paisagem, Natureza-morta, PoesiaResumo
A poética de Ferreira Gullar é uma busca constante pelo tangível e pelo momento vivido agora. Neste artigo, apresentamos uma leitura de seu poema “Bananas podres” (1991), explorando a ideia de concretude e do contato com o real. Partimos de uma comparação com o gênero de pintura natureza-morta, ressignificando-o em um processo de transformação: um caminho até tornar-se paisagem. Pensando o conceito de Michel Collot sobre paisagem, analisamos a mudança no poema de Gullar como uma experiência de movência e afeto, contrastando com a premissa estática e repleta de morte de uma natureza-morta.
Referências
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Ensaio sobre a maçã. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CASIMIRO, Luís Alberto. Vanitas Vanitatum Omnia Vanitas: uma iconografia controversa e inquietante. Revista Lumen et Virtus, v. 4, n. 13, p. 150-197, 2015.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Tradução Ida Alves et al. 1. ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
FAGUNDES, Mônica Genelhu. Naturezas-mortas de Fiama Hasse Pais Brandão. Revista Diadorim, v. 20, n. 1, p. 22-36, jan./jun. 2018.
GULLAR, Ferreira. Bananas Podres: na vertigem do dia. GULLAR, Ferreira. In: Toda poesia. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991. p. 292-297.
GULLAR, Ferreira. Autobiografia poética. In: GULLAR, Ferreira. Autobiografia poética e outros textos. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
JULIAN, François. Vivre de paysage ou L’impensé de la Raison. Paris: Gallimard, 2014.
PESSÔA, Alexandre Neiva. Estevão Silva e a pintura de naturezas mortas no brasil do século XIX. 2002. 184 f. Dissertação (Mestrado em História e Teoria da Arte) - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
PINA, Raisa Ramos de. Natureza-morta sobre a praia: deslocamento do sujeito e o invisível da paisagem na metafísica de Filippo de Pisis. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arte) - Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SALAZAR, Manuela de Mattos. As fotografias de natureza morta do século XIX e a estética do cotidiano. Perspectiva Filosófica, v. 44, n. 1, p. 34-54, 2017.
VERSCHAFFEL, Bart. Essais sur les genres em peiture. Bruxelles: La Lettre Volée, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).