(Des)figurações do feminino na poesia contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a1066

Palavras-chave:

Poesia feminina, Anacolutos, Desfigurações

Resumo

Livres de um paradigma institucional, procuro, neste artigo, identificar traços formais na poesia feminina brasileira, como as associações abruptas, uma forma enigmática de captação do real e a ausência de elos entre os diversos termos utilizados. Interesso-me, em seguida, pela obra da poeta francesa Liliane Giraudon, autora de Polifonia Pentesileia, em português, poema em cinco partes que ilustra a problemática das (des)figurações do feminino na poesia moderna e contemporânea. A parte final é consagrada à análise formal do poema: gênero literário, citações, aspecto gráfico, estrutura, aspecto visual, prosódia, combinados numa hábil montagem. As estratégias utilizadas convergem com as de algumas poetas brasileiras, podendo-se identificar uma escrita “feminina”.

Biografia do Autor

Inês Oseki-Dépré, Aix-en-Marseille

Professora emérita de Literatura Comparada da Universidade Aix-Marselha, Marselha, França.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Oseki-Dépré, I. (2024). (Des)figurações do feminino na poesia contemporânea. Texto Poético, 20(41), 152–170. https://doi.org/10.25094/rtp.2024n41a1066