Um novo rosto para o poema “Retrato”: Cecília Meireles no semanário português O Diabo

Autores

  • Karla Renata Mendes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2018n24a472

Palavras-chave:

Cecília Meireles, “Retrato”, semanário português.

Resumo

Cecília Meireles também foi figura de destaque no meio literário português. Sua ligação ao país se evidencia de inúmeras formas, tanto na relação pessoal com escritores, quanto em sua intensa produção literária em revistas entre as décadas de 30 e 50. A presença da autora, nessas publicações, evidencia o fato de que elas caracterizavam-se como suportes que, além de terem, outrora, difundindo sua poesia, hoje, revelam-se como verdadeiras fontes do processo de criação de Cecília Meireles.

Biografia do Autor

Karla Renata Mendes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente da área de Letras, da UFAL.

Referências

BRITO, Mário da Silva. Poesia do modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Serviço de Documentação, 1955.

INEZ, Artur. Janela aberta. O Diabo – Semanário de Crítica Literária e Artística, Ano I, n. 1, 2 jun. 1934. p. 1.

LIMA, Manuel Campos. Uma arte simples e heroica. O Diabo – Semanário de Crítica Literária e Artística, Ano VII, n. 282, 17 fev. 1940. p. 1.

MARTINS, Ana Luíza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2008.

MEIRELES, Cecília. Retrato. O Diabo – Semanário de Crítica Literária e Artística, Ano VI, n. 253, 29 jul. 1939. p. 5.

______. A lição do poema: cartas de Cecília Meireles a Armando Côrtes-Rodrigues. Organização e notas de Celestino Sachet. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1998.

______. Poesia completa de Cecília Meireles. Organização, introdução e estabelecimento de texto de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. (2 vol.).

MELO E CASTRO, E. M. de. As revistas dos novíssimos. Sema – Publicação sazonal de artes e letras, n. 3, p. 59-65, outono/1979.

MILLET, Sérgio. Panorama da moderna poesia brasileira. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1952.

O DIABO. Semanário de Crítica Literária e Artística. O Diabo na Presença, Ano II, n. 73, 17 nov. 1935. p. 1.

______.Semanário de Crítica Literária e Artística. O Diabo e o Brasil, . Ano V, n. 212, 16 out.1938. p. 1.

OLIVEIRA, José Osório de. A poetisa do Brasil. Diário de Lisboa, 9 out. 1934. p. 4.

PIRES, Daniel. Dicionário da imprensa periódica literária portuguesa do século XX (1900-1940). Lisboa: Grifo, 1996.

RÉGIO, José. Semanários literários. Presença – Folha de Arte e Crítica, n. 46, out. 1935. p. 15.

ROCHA, Clara. Revistas literárias do século XX em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1985.

RÓNAI, Paulo. As tendências recentes. In: MEIRELES, Cecília. Poesia Completa de Cecília Meireles. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 63-65.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Mendes, K. R. (2018). Um novo rosto para o poema “Retrato”: Cecília Meireles no semanário português O Diabo. Texto Poético, 14(24), 39–56. https://doi.org/10.25094/rtp.2018n24a472