O poema, brinquedo para menino guenzo: ilustrações da infância na poesia de João Cabral
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2024n43a1107Palavras-chave:
Poesia brasileira moderna, João Cabral de Melo Neto, Idades da vida, InfânciaResumo
Este artigo propõe um exercício de leitura a fim de investigar a presença de “ilustrações” das crianças em poemas de João Cabral de Melo Neto, inserindo-o em uma vertente da tradição poética na literatura brasileira: a poesia sobre a infância. Tal vetor analítico-interpretativo alinha-se à observação da materialidade lírica da poética cabralina – esta comumente cristalizada sob a noção de antilirismo. Com nossa análise, identificamos que, ao evocar a infância, própria e alheia, o poeta desvela uma intimidade cifrada que impregna a tessitura composicional, atrelando o tateamento em direção à percepção infante ao olhar inaugural sobre o mundo e a linguagem.
Referências
ABREU, Casimiro de. As primaveras. Rio de Janeiro: Typ. de Paula Brito, 1859. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4830. Acesso em: 15 ago. 2024.
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Travessia do tempo na poética de João Cabral de Melo Neto.
Natal: EDUFRN, 2021.
AZEVEDO, Regina. Carcaça. Natal: Munganga Edições, 2021.
BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
CÂNDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
CANDIDO, Antonio. Notas de Crítica Literária – Poesia ao Norte. In: CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. p. 135-142.
COSTA, Luciano Bedin da. Biografema como estratégia biográfica: escrever uma vida com nietzsche, deleuze, barthes e henry miller. 2010. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27673. Acesso em: 27 maio 2024.
ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio: uma interpretação da poesia de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.
GANDOLFI, Leonardo. Entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto - Errar a paisagem. 2012. 238 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Literatura Comparada, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7766. Acesso em: 04 out. 2023.
LAJOLO, Marisa. Infância de papel e tinta. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 1997. p. 229 - 250.
MELO NETO, João Cabral de. Ilustrações para fotografias de Dandara. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
MELO NETO, João Cabral. Poesia completa / João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro:
Alfaguara, 2020.
MELO NETO, João Cabral. Prosa / João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
PAES, José Paulo. Infância e poesia. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ mais/fs09089806.htm. Acesso em: 21 maio 2024.
PINHEIRO, Carlos André. A doença de criar passarinhos: a lírica humanizadora de João Cabral de Melo Neto. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/ handle/123456789/16136. Acesso em: 30 set. 2023.
SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral de ponta a ponta. Recife: Cepe, 2020.
SILVA, Marcia Cristina. Retratos da infância na poesia brasileira. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).