A revista ‘Orpheu’ e o Brasil

Autores

  • Arnaldo Saraiva Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2018n25a529

Palavras-chave:

Revista ‘Orpheu’, relações luso-brasileiras, modernismo.

Resumo

Orpheu, a primeira e mais relevante revista do modernismo português, pretendia ser uma publicação luso-brasileira: fora projetada no Brasil, tinha um codiretor brasileiro e devia ser vendida também no Brasil. Todavia, cada um dos seus dois números só teve um colaborador brasileiro (no terceiro que, impresso, não chegou a circular, não havia nenhum); e os dois colaboradores não se distinguiam por grande pujança modernista. Orpheu não pôde assim dar grande contributo para o “estreitamento das inteligências” portuguesas e brasileiras reclamada por Fernando Pessoa; mas não deixou nem deixa de ter grande relevância simbólica o facto de no Brasil ter sido lançada a sua “primeira semente” e de serem brasileiros os seus dois colaboradores estrangeiros.

Biografia do Autor

Arnaldo Saraiva, Universidade do Porto

Professor emérito da Universidade do Porto

Referências

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SARAIVA, Arnaldo. Modernismo Brasileiro e Modernismo Português. Campinas: Unicamp, 2004.

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Saraiva, A. (2018). A revista ‘Orpheu’ e o Brasil. Texto Poético, 14(25), 562–572. https://doi.org/10.25094/rtp.2018n25a529