Poesia em compromisso com o Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2015n18a405Resumen
Amadeu Thiago de Mello, conhecido como Thiago de Mello, nasceu na cidade de Barreirinha na Amazônia, em 30 de março de 1926, à direita do rio Paraná do Ramos, braço mais comprido do Rio Amazonas. Parte-se das próprias palavras do autor, que discursa sobre literatura e resistência, o canto a serviço da liberdade, seu compromisso como intelectual e sua escrita para libertar os homens do silêncio e da apatia. O locus enunciativo dos versos poéticos e das entrevistas de Thiago de Mello revelam a estetização da floresta e do rio de sua terra natal. O autor define em encontros e entrevistas três utopias que regem a sua vida e marcam sua produção como poeta: a preservação ou salvação da floresta amazônica, a integração cultural da América Latina e a criação de uma sociedade humana mais solidária. Assim, para o autor, a poesia deve servir também à sociedade. Para refletir sobre a ideia de resistência na poesia de Thiago de Mello, separamos como corpus trechos de entrevistas e fragmentos do livro Amazonas, Pátria da Água (2005), que serão analisados a partir de estudos de Alfredo Bosi (2002), Leyla Perrone-Moisés (2005), Roberto Pontes (1999) e Silviano Santiago (2000).
Palavras-chave: Poesia comprometida. Resistência. Amazônia. Mitos.Citas
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
FURTADO, Pollyanna; MELLO, Thiago de. ABC da Floresta Amazônica. Fortaleza: Conhecimento, 2008.
MELLO, Thiago de. Manaus – Amor e Memória. São Paulo: Martin Fontes, 1984.
MELLO, Thiago de. Amazônia, a menina dos olhos do mundo. São Paulo: Saraiva, 1992.
MELLO, Thiago de. Amazonas: pátria da água. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MELLO, Thiago de. A vida verdadeira. In: Faz escuro mas eu canto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello: depoimento [23 de novembro de 2009a]. Brasília: Programa 3 a1. Entrevista concedida a Luiz Carlos Azedo, Tereza Cruvinel e José Carlos Vieira.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello: depoimento [28 de dezembro de 2012]. Minas Gerais: Imagem da palavra. Entrevista concedida a Guga Barros da Fundação TV Minas Cultural e Educativa.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello: depoimento [sd]. Pernambuco: Jornal da Poesia. Entrevista concedida a Lêda Rivas.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello é entrevistado pelo MHuD: depoimento [03 de junho de 2009b]. Rio de Janeiro: Revista Direitos Humanos. Entrevista concedida ao Movimento Humanos Direitos.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello: o clamor de um poeta: depoimento [08 de julho de 2011]. Belo Horizonte: Revista Dom Total. Entrevista concedida a Marco Lacerda.
MELLO, Thiago de. Thiago de Mello, vida é um campo de milagres: depoimento [08 de maio de 1999]. São Paulo: O estado de São Paulo. Entrevista concedida a José Castello.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa: estudo da obra de José Gomes Ferreira, Carlos Drummond de Andrade e Agostinho Neto. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1999.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco: 2000.
SOUZA, Maria L. S. de; NASCIMENTO, Cássia M. B. do. PABLO NERUDA E THIAGO DE MELLO: poesia insubmissa em tempos inglórios. In: VI JORNADA DE RESIDUALIDADE LITERÁRIA E CULTURAL. 2014, Ceará, (Anais), Ceará, Edições UFC, 2014, p. 01-10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).