“O Poema como Peça de Exposição”
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2005n3a180Resumen
Entre 1870 e 1900, o grande destaque concedido ao olhar orientou a construção do discurso urbano e se estendeu aos quadros da poesia brasileira para, sob o patrocínio de um conjunto de preceitos, instaurar uma poética compromissada com a materialização. Tamanho foi o desejo de representar uma idéia através de uma imagem concreta e visível, que os poetas não hesitaram em acionar uma variada rede metafórica referente, em especial, às artes plásticas, nem em realizar algumas experiências no âmbito das artes gráficas. A partir de tais constatações, este trabalho busca explicitar, com base em uma dimensão retórico-discursiva, os diferentes modos pelos quais poemas e perfis de poetas incorporaram imagens concretas com a clara intenção de esbater as fronteiras entre ler/ver e escrever/mostrar.Descargas
Cómo citar
GENS, A. (2014). “O Poema como Peça de Exposição”. Texto Poético, 2(3). https://doi.org/10.25094/rtp.2005n3a180
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).