We all google: dialogism in Angélica Freitas’ poetry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a933

Keywords:

Angélica Freitas, Mikhail Bakhtin, Googlagem, Irony, Dialogism

Abstract

It’s well-known, yet controversial, the Russian linguist Mikhail Bakhtin’s statement of poetry as a monological genre, in contrast to the novelistic prose, that would be markedly dialogical. However, different ways of writing poetry using existing materials are emerging, challenging his argument. In Brazil, the poet Angélica Freitas is one of the main exponents of this change. This article brings up reflections about the procedure that Freitas called “googlagem”, questioning the pertinence of Bakhtin’s statement based on this modality of poetry that seems, to us, frankly dialogic.

Author Biographies

Robert Schade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Potsdam/ UP, Alemanha. Leitor do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vitória Ravazio Pais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ (URGS),Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre:Zouk, 2007.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

CORTÁZAR, Julio. Clases de literatura: Berkeley, 1980. Buenos Aires: Aguillar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2013.

CORTÊZ, Natacha. Um útero é do tamanho de um punho: Angélica Freitas escreve sobre mulher, inquietações e angústias usando ironia e poesia. Revista Trip, 26 out. 2012. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/umutero-e-do-tamanho-de-um-punho#:~:text=Cheguei%20em%20tudo%20quanto%20%C3%A9,livro%20em%20uma%20sentada%20s%C3%B3 Acesso em: 26 set. 2022.

CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. Tradução David G. Molina. Revista de literatura e cultura russa, v. 10, n. 14, p.153-176, dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/153989 Acesso em: 27 set. 2022.

DOMENECK, Ricardo. Alguns poemas memoráveis da última década: “sereia a sério”, de Angélica Freitas. Ou, “Relendo o Rilke Shake por ocasião de sua encarnação alemã”. Rocirda Demencock, 13 fev. 2011. Disponível em: http://ricardo-domeneck.blogspot.pt/2011/02/alguns-poemas-memoraveis-daultima_13.html Acesso em: 7 set. 2022

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain; VILLA-FORTE, Leonardo. Apropriações: a escrita não-criativa e seu contexto atual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 25., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Disponível em: https://abralic.org.br/anais-artigos/?id=1797 Acesso em: 18 set. 2022.

FREITAS, Angélica. “A literatura deve provocar”: no seu segundo livro de poemas, autora gaúcha problematiza a construção social da mulher. JC, 6 nov. 2012. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2012/11/06/angelica-freitas-a-literatura-deve-provocar-62599.php. Acesso em: 24 set. 2022.

FREITAS, Angélica. A mulher é: uma googlagem. Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, n. 7, p. 353-356, jun. 2016. Disponível em: https://elyra.org/index.php/elyra/issue/view/11. Acesso em: 18 set. 2022.

FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

IVÁNOVA, Adelaide. Como age, pensa e o que é uma mulher? Suplemento Pernambucano, n. 139, p. 12-17, set. 2017. Disponível em: https://issuu.com/suplementopernambuco/docs/pe_139_web. Acesso em: 24 set. 2022.

PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

PIETRANI, Anélia Montechiari. Questões de gênero e política da imaginação na poesia de Angélica Freitas. Revista Fórum Identidades, v. 14, n. 14, jul./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/2051 Acesso em: 18 set. 2022.

SILVA, Eduarda Rocha Góis da. Trânsitos poéticos entre Brasil e Argentina: uma leitura de Angélica Freitas e Susana Thénon. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em ‘Estudos Literários’) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2150 Acesso em: 18 set. 2022.

SILVA, Márcia Ivana de Lima; ZONIN, Carina Dartora. Da prosa à poesia: a polifonia

bakhtiniana na lírica moderna de Carlos Drummond de Andrade. Itinerários, n. 40, p.217-233, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/8175. Acesso em: 30 jul. 2022.

TEZZA, Cristóvão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. E-book: Tovo Textos, 2013. Disponível em: https://moisesnascimentoblog.files.wordpress.com/2017/03/o-formalismo-russo.pdf Acesso em: 30 jul. 2022.

UMA MULHER limpa, uma mulher gorda: o humor na poesia de Angélica Freitas. Saraiva Conteúdo, 16 nov. 2013. Disponível em: https://www.saraivaconteudo.com.br/blog/entrevistas/uma-mulher-limpa-uma-mulher-gorda-o-humor-napoesia-de-ang%C3%A9lica-freitas/ Acesso em: 23 set. 2022.

Published

2023-01-29

How to Cite

Schade, R. ., & Ravazio Pais, V. (2023). We all google: dialogism in Angélica Freitas’ poetry. Texto Poético, 19(38), 30–49. https://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a933