Adoniran Barbosa e o pogréssio de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2011n11a78Abstract
Nos sambas de Adoniran Barbosa, as relações entre causa e consequência aparecem truncadas: uma coisa não leva necessária nem logicamente à outra, apresentando resultados que frustram as expectativas do ouvinte quando não caminham diretamente para o absurdo. A análise detida das letras de algumas de suas composições revela uma linguagem que o tempo todo afirma e nega, diz e desdiz, valorizando no mesmo movimento em que desmerece o que afirma. Esse travamento, além de recurso cômico, liga-se intrinsecamente às vicissitudes do processo histórico do qual emerge, em que o “pogréssio” se realizou, a cada momento, por meio da reprodução de diferentes formas do atraso.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).