As imagens da matéria em Siciliana (1954-1955) de Murilo Mendes
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2015n18a406Abstract
Murilo Mendes, na obra Siciliana (1954-1955), constrói sua expressividade estética entre a atitude filosófica e a pesquisa formal. Os indícios dessa composição se manifestaram no terreno das múltiplas territorialidades através do persistente trabalho que o autor empreendeu ao percorrer direções em duplo movimento, para decifrar ao Outro e restabelecer-se a si próprio. Para a formulação da análise serão tomados os pressupostos da Teoria da Imaginação da Matéria, de Gaston Bachelard, na hipótese que reconhece a filiação moderna de Murilo Mendes e para explicitar as imagens da matéria que são recorrentes nos poemas.
Palavras-chave: Poesia. Murilo Mendes. Teoria da Imaginação.References
AMOROSO, Maria Betânia. A paixão pelo real: Pasolini e a crítica literária. São Paulo: Edusp, 1997. (Ensaios da Cultura: 11).
ARAÚJO, Laís Corrêa. Murilo Mendes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. A dialética da duração. Trad. Marcelo Coelho. São Paulo: Ática, 1988a.
______. A poética do devaneio. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988b.
______. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi; revisão de tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______. A psicanálise do fogo. 2. ed. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. 2. ed. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação da forças. 2. ed. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. 2. ed. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. O novo espírito científico. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; traduções de Joaquim José Moura Ramos [et. al.]. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 1ª reimpressão. Trad. Myriam Ávila, Eliana L.L. Reis, Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain (orgs.). Dicionário de símbolos. 11. ed. Coord. Carlos Sussekind; trad. Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
DURAND, Gilbert. Campos do Imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
______.O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 2. ed. Trad. René Eve Levié. Rio de Janeiro: Difel, 2001b.
______. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Trad. Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.
______. A Imaginação simbólica. Trad. Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Edições 70, 1995.
______. A fé do sapateiro. Trad. Sérgio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. Prefácio de Georges Dumézil; trad. Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FRIAS, Joana Matos. O erro de Hamlet: poesia e dialética em Murilo Mendes. Rio de Janeiro: 7 letras; Juiz de Fora; Centro de Estudos Murilo Mendes-UFJF, 2002.
GARCEZ, Cecília de Macedo. Destecendo os fios da memória: a escrita memorialística de Murilo Mendes entre o tempo pretérito e o tempo presente. Dissertação de Mestrado. UFJF, 2000.
GUIMARÃES, Julio Castañón. Em torno de Tempo Espanhol. MELLO, Ana Maria Lisboa de (org.). Cecília Meireles & Murilo Mendes. Porto Alegre: Uniprom, 2002.
______. Territórios/conjunções: poesia e prosa críticas de Murilo Mendes. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1993.
LUCAS, Fábio. Na época do transistor. Revista Murilomundo: um passeio pela obra do poeta Murilo Mendes no ano do centenário de seu nascimento. Suplemento literário especial, Belo Horizonte, jul. 2001.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. Vanguardas e pós-vanguardas na poesia brasileira: do concretismo à poesia marginal. In: Ciências e Letras, n. 7 1986. (Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras).
______. Poesia e imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
MENDES, Murilo. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.4v. (1.784 p.). – (Biblioteca Luso-brasileira. Série brasileira).
______. Transistor: antologia de prosa. Seleção do Autor e de Saudade Cortesão Mendes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MERQUIOR, José Guilherme. O fantasma romântico e outros ensaios. Rio de Janeiro: Vozes, 1980.
MORICONI, Ítalo. Murilo Mendes e o cânone. RIBEIRO, Gilvan Procópio e PINHO, José Alberto (orgs.) Murilo Mendes: o visionário. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1997. (Ideias).
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. In: Proj. História, São Paulo, n. 10, dez 1993.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PEREIRA, Maria Luiza Scher. Tempos de Murilo – II Visita ao acervo do poeta: as obras e as margens. Revista de estudos literários Ipotesi. Juiz de Fora, v. 6, n.1, pág. 11-18, jan./jun. 2002.
PICCHIO, Luciana Stegagno. A Itália de Murilo. Revista Poesia Sempre. Rio de Janeiro. n. 14, agosto 2001.
PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Vol. 3. São Paulo: Memorial, 1993-1995.
RICOUER, Paul. Tempo e narrativa. Tomo III. Trad. Constança Marcondes César. Campinas, SP: Papirus, 1997.
______. Interpretação e ideologias. Organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).