Os sonetos ingleses de Manuel Bandeira
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2015n19a325Abstract
Este artigo visa a analisar os dois sonetos ingleses de Manuel Bandeira, nos quais repontam a expressão de uma visão de mundo recorrente na obra do poeta pernambucano: a de que “a vida não vale a pena e a dor de ser vivida”. Nos sonetos ingleses, podem ser reconhecidos certo tom altivo que evita o sentimentalismo, o lamento e o “gosto cabotino da tristeza”. Neles deparamos o enfrentamento e a aceitação sem enfeites da vida no que ela tem de irremediável e de incontornável. Essa atitude difere fundamentalmente de outra, mais conhecida, em que o poeta sente chegar “ao apaziguamento” das suas insatisfações e das suas “revoltas pela descoberta de ter dado à angústia de muitos uma palavra fraterna”.
Palavras-chave: Manuel Bandeira. Sonetos ingleses. Frustração. Agressividade. Altivez.References
BACIU, Stefan. Manuel Bandeira de corpo inteiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966.
BALAKIAN, Anna. Simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BANDEIRA, Manuel. Crônicas da província do Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
_________. Itinerário de Pasárgada. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.
_________. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2009.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.
_________; MELLO E SOUZA, Gilda. Introdução. In BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 25. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 3-17.
CARPEAUX, Otto M. Última canção – vasto mundo; Bandeira. In: _________. Ensaios reunidos: 1942-1978. Rio de Janeiro: UniverCidade; Topbooks, 1999. (Vol. I; p. 429-438; p. 663-664).
FREUD, Sigmund. Considerações atuais sobre a guerra e a morte. In: _______. Introdução ao narcisismo, Ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916): Obras completas Vol. 12. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 156-184.
IVO, Lêdo. O preto no branco: exegese de um poema de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1953.
MERQUIOR, José G. O modernismo e três de seus poetas; Comportamento da musa: a poesia desde 22. In: Crítica: 1964-1989. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 261-298.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).