Entre Jacob e Narciso, o desespero e a redenção na poética de Murilo Mendes
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2008n5a163Abstract
A partir de poemas de As metamorfoses e A poesia em pânico, o trabalho analisa como a poética de Murilo Mendes atualiza os mitos de Jacob e Narciso quando busca resgatar sua auto-imagem. Os mitos ressurgem como forma de desmascarar e recriar as bases da criação poética muriliana. O trabalho noturno de Jacob em seu combate árduo com Deus até receber o emblema da libertação através do novo nome é revitalizado pelo poeta ao travar uma luta com a palavra buscando-lhe a plenitude do sentido. Na atualização do mito de Narciso, tem-se um ser poético debatendo-se nas tensões simbólicas do texto em procura de imagens de si e do mundo. Assim, mito e modernidade se articulam para que a poesia dê conta da autoconsciência desesperada do autor que busca incessantemente restaurar e redimir a poesia.Downloads
How to Cite
NÓBREGA, M. M. dos S. S. (2014). Entre Jacob e Narciso, o desespero e a redenção na poética de Murilo Mendes. Texto Poético, 4(5). https://doi.org/10.25094/rtp.2008n5a163
Issue
Section
Artigos
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).