"Firma de Poesia": O Projeto Poético de Haroldo de Campos
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2008n5a161Abstract
A discussão que aqui se propõe volta-se para o estudo da obra de Haroldo de Campos a partir da perspectiva sincrônica de abordagem da história literária que norteou suas atividades. Nesse sentido, poder-se-ia delinear um projeto haroldiano de poesia, cuja visão de modernidade orienta tanto a ruptura de vanguarda quanto a reinvenção do cânone, invariantes de um trabalho ao qual o poeta incorpora distintas dicções, desde o concretismo dos anos iniciais até os diálogos com textos bíblicos e com a ciência, percebido nos últimos poemas. Essas instâncias, todavia, parecem não significar apenas uma sucessão de fases, mas sim o aprofundamento de um modo de conceber a poesia que tem início na década de 1950 e marca-se pela busca da materialidade poética e pela invenção, ao mesmo tempo que revelam a dívida do poeta para com a tradição literária, sobretudo a brasileira.Downloads
How to Cite
TONETO, D. J. M. (2014). "Firma de Poesia": O Projeto Poético de Haroldo de Campos. Texto Poético, 4(5). https://doi.org/10.25094/rtp.2008n5a161
Issue
Section
Artigos
License
I authorize the Texto Poético Journal to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original and that it was not submitted to any other editor for publication.
The copyright of the works published at the virtual space of the Texto Poético Journal are automatically entitled to the journal. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Texto Poético is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).