Com a pedra, com a árvore, com o rio: pensar a atenção e o mínimo nas criações poéticas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Bandeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2023n40a961

Palavras-chave:

Literatura Comparada, Perceção, Mínimo, Manuel Bandeira, Sophia de Mello Breyner

Resumo

Este estudo tem como ponto de partida a leitura e análise dos poemas “Arte Poética III”, de Sophia de Mello Breyner, e “Maçã”, de Manuel Bandeira, procurando estudar, numa perspectiva comparativa, a forma como os dois poemas destacam uma visão do fazer poético e propõe uma percepção intensificada em direção ao mínimo que parte de uma revitalização do olhar poético. É dado um especial destaque aos conceitos de atenção e percepção como formas de desentranhar a poesia das coisas, expressão tão vital e reflexiva da criação poética de Manuel Bandeira que nos permite aproximar às poéticas destes dois autores.

Biografia do Autor

Nuno Brito, University at Buffalo, New York

Visiting Assistant Professor, Department of Romance Languages and Literatures, University at Buffalo New York, U.S.A

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra Poética. Porto: Assírio & Alvim, 2020.

ARRIGUCCI, Davi. Humildade, paixão e morte: A poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1966.

BLAKE, William. The complete poems. London: Pearson / Longman, 2007. BLANCHOT, Maurice. O Espaço Literário. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.

BRUNO, Giordano. De Triplice Minimo et Mensura. La Spezia: Agora Edicione, 2000.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Brito, N. (2023). Com a pedra, com a árvore, com o rio: pensar a atenção e o mínimo nas criações poéticas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Bandeira. Texto Poético, 19(40), 239–249. https://doi.org/10.25094/rtp.2023n40a961