Poesia visual: subsídios teórico-metodológicos para uma leitura da serialidade
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a797Palavras-chave:
Poesia visual, Subsídios teórico-metodológicos de leitura, Serialidade, Série de poemas, Poemas seriaisResumo
Este artigo apresenta subsídios teórico-metodológicos para leitura da poesia visual levando em conta o fenômeno da serialidade. A proposta está baseada nas relações de repetição e diferença que realçam os processos seriados nos poemas visuais selecionados para análise. Propomos os conceitos de série de poemas e poemas seriais. Identificamos uma série de poemas quando, em uma cadeia poética reiterativa, as unidades são autônomas do conjunto. No poema serial toda unidade da cadeia poética reiterativa é dependente do conjunto. Dado o suporte das teorias pós-estruturalistas francesas, notamos como os poemas visuais contemporâneos permeiam as noções de serialidade e podem ser lidos de maneira a ressaltar a estrutura de composição seriada.
Referências
ANTUNES, Arnaldo. Tudos. 1. ed. 9. reimp. São Paulo: Iluminuras, 2015.
ARBEX, Márcia. Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
BACELAR, Jorge. Poesia Visual. Universidade da Beira Interior, 2001. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bacelar-jorge-poesia-visual.pdf. Acesso em: 07 fev. 2019.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
BARTHES, Roland. Variações sobre a escrita. In: BARTHES, Roland. Inéditos. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (v. 1 – Teoria).
BURGUER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
CASTRO, Ernesto Manuel Geraldes Melo e. O fim visual do século XX e outros textos críticos. Organização Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
CHKLÓVSKI, Viktor . A arte como procedimento. In: CHKLÓVSKI, Viktor. Teoria da literatura formalistas Russos. 4. ed. Tradução Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman, Antônio Carlos Hohlfeldt. Porto Alegre: Globo, 1978.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Ronaldo Machado. Lisboa: Relógio D’Água Editora, 2000.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 4. ed. Tradução Maria Beatriz Marques Nizza Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2014.
GARNIER, Ilse; GARNIER, Pierre. Poésie spatiale, une anthologie. Paris: Al Dante e les autres, 2012.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia. Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. p. 167-189.
JAKOBSON, Roman. O dominante. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LESSING, Gotthold. Laocoonte ou sobre as fronteiras entre da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade: uma trajetória da poesia contemporânea brasileira. Campinas: Editora Unicamp, 1991.
PO.EX Géneros. Disponível em: https://po-ex.net/estrutura/generos. Acesso em: 19 jan 2019.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).