Poesia visual: subsídios teórico-metodológicos para uma leitura da serialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a797

Palavras-chave:

Poesia visual, Subsídios teórico-metodológicos de leitura, Serialidade, Série de poemas, Poemas seriais

Resumo

Este artigo apresenta subsídios teórico-metodológicos para leitura da poesia visual levando em conta o fenômeno da serialidade. A proposta está baseada nas relações de repetição e diferença que realçam os processos seriados nos poemas visuais selecionados para análise. Propomos os conceitos de série de poemas e poemas seriais. Identificamos uma série de poemas quando, em uma cadeia poética reiterativa, as unidades são autônomas do conjunto. No poema serial toda unidade da cadeia poética reiterativa é dependente do conjunto. Dado o suporte das teorias pós-estruturalistas francesas, notamos como os poemas visuais contemporâneos permeiam as noções de serialidade e podem ser lidos de maneira a ressaltar a estrutura de composição seriada.

Biografia do Autor

Lívia Bertges, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente convidada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade
Federal de Mato Grosso/UFMT, Cuiabá, Mato Grosso.

Vinícius Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Universidade
Federal de Mato Grosso/UFMT, Cuiabá, Mato Grosso.

Referências

ANTUNES, Arnaldo. Tudos. 1. ed. 9. reimp. São Paulo: Iluminuras, 2015.

ARBEX, Márcia. Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.

BACELAR, Jorge. Poesia Visual. Universidade da Beira Interior, 2001. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bacelar-jorge-poesia-visual.pdf. Acesso em: 07 fev. 2019.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

BARTHES, Roland. Variações sobre a escrita. In: BARTHES, Roland. Inéditos. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (v. 1 – Teoria).

BURGUER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CASTRO, Ernesto Manuel Geraldes Melo e. O fim visual do século XX e outros textos críticos. Organização Nádia Battella Gotlib. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

CHKLÓVSKI, Viktor . A arte como procedimento. In: CHKLÓVSKI, Viktor. Teoria da literatura formalistas Russos. 4. ed. Tradução Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman, Antônio Carlos Hohlfeldt. Porto Alegre: Globo, 1978.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Ronaldo Machado. Lisboa: Relógio D’Água Editora, 2000.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 4. ed. Tradução Maria Beatriz Marques Nizza Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2014.

GARNIER, Ilse; GARNIER, Pierre. Poésie spatiale, une anthologie. Paris: Al Dante e les autres, 2012.

HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia. Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. p. 167-189.

JAKOBSON, Roman. O dominante. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

LESSING, Gotthold. Laocoonte ou sobre as fronteiras entre da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade: uma trajetória da poesia contemporânea brasileira. Campinas: Editora Unicamp, 1991.

PO.EX Géneros. Disponível em: https://po-ex.net/estrutura/generos. Acesso em: 19 jan 2019.

PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

Bertges, L., & Pereira, V. (2021). Poesia visual: subsídios teórico-metodológicos para uma leitura da serialidade. Texto Poético, 17(33), 177–201. https://doi.org/10.25094/rtp.2021n33a797