As relações perigosas: as ‘Cinco elegias’ de Vinicius de Moraes e de Hilda Hilst
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2020n30a698Palavras-chave:
Poesia brasileira do século XX, Hilda Hilst, Vinicius de Moraes, Cinco elegias.Resumo
A lírica de Hilda Hilst já foi objeto de inúmeros estudos que notaram sua interlocução com outros autores, especialmente no que se refere às poéticas clássicas e medievais. Entretanto, ainda se faz necessário verificar as relações que Hilst estabeleceu com poetas brasileiros que lhe foram contemporâneos. Nesse sentido, os movimentos intertextuais que ela apresenta com alguns poemas de Vinicius de Moraes se fazem notar com mais intensidade. Propõe-se aqui analisar como Hilst em Cinco elegias dialoga com a obra homônima de Vinicius, com o intuito de entender como essa releitura contribui para um processo de afirmação autoral na poeta.
Referências
CASTELLO, José. Vinicius de Moraes: o poeta da paixão. Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
HILST, Hilda. Da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
JUNQUEIRA, Ivan_Língua e linguagem poética. Conferência pronunciada na ABL em 26 de novembro de 2013. In: Revista Brasileira. Rio de Janeiro: Academia brasileira de Letras, n. 78. Disponível em:
http://www.academia.org.br/abl/media/REVISTA%20BRASILEIRA%2078%20-%20VINICIUS%20DE%20MORAES.pdf Acesso em 04 jan. 2020.
LAGE, Rui. Assobiar a ideia da morte: as “Cinco elegias” de Vinicius. Cadernos de literatura comparada, Porto-Portugal, n. 32, jun./2015, p. 41-50.
MORAES, Vinicius de. Poesia completa e prosa. 3ª. reimpressão da 2ª. edição. Organização de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1981.
GRANDO, Cristiane. Antares: Letras e Humanidades, vol. 6, n. 11, p. 4-15, jan-jun 2014.
TISCOSKI, Luciana. Os irmãos de Hilda Hilst: transtextualidade e experiência interior. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de pós-graduação em Literatura brasileira, 2011.
JUNQUEIRA, Ivan. Língua e linguagem poética. Conferência pronunciada na ABL em 26 de novembro de 2013. In: http://www.academia.org.br/abl/media/REVISTA%20BRASILEIRA%2078%20-%20VINICIUS%20DE%20MORAES.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).