A poesia mastiga o filme: o cinema na poesia ecfrástica de João Miguel Fernandes Jorge e Manuel Gusmão
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2020n29a658Palavras-chave:
cinema, poesia portuguesa moderna e contemporânea, écfrase, Manuel Gusmão, João Miguel Fernandes Jorge.Resumo
O propósito deste artigo é investigar a maneira como cinema e poesia encontram-se entrelaçadas no trabalho poético dos autores portugueses Manuel Gusmão e João Miguel Fernandes Jorge. Para tanto, tem-se como ponto central o conceito da écfrase, inicialmente definida como a representação verbal de uma representação visual. Assim sendo, o estudo se centra na discussão de dois poemas produzidos a partir dos filmes A Palavra, de Carl T. Dreyer, e Rosetta, dos irmãos Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Deve-se levar em consideração que a própria invenção do cinema oferece uma série de alterações no cenário das artes, o que acarreta mudanças na discussão acerca da poesia ecfrástica. Ao longo do estudo, percebe-se que os autores vão além do que se tem na obra de arte, sem apresentar qualquer compromisso com a fidelidade.
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