Por dentro e por fora: 'Mundo Interior' de Machado de Assis e a teoria fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2019n26a568Palavras-chave:
Machado de Assis, Poesia, Fenomenologia, espaço, interior, exterior.Resumo
Mundo interior (1880, Machado de Assis) mostra como o autor antecipou conceitos de espaço que seriam expostos muitos anos depois pelo filósofo fenomenológico Gaston Bachelard. No poema, a vasta paisagem ao ar livre, tanto geográfica como humana, tem uma relação correspondente e inversa com uma profundidade de contemplação. Exemplos do romance Quincas Borba, no qual os personagens são atraídos para olhar através das janelas quando estão envolvidos em seus pensamentos mais íntimos, mostram como o padrão de “imensa intimidade” se estende além do poema em questão para as imagens das obras ficcionais de Machado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).