Cabral, um 'Inimigo Rumor' ou a máquina do poema em revista
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2018n25a528Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, recepção crítica, tradição poética, 'Inimigo Rumor'.Resumo
Este artigo apresenta uma leitura dos pressupostos analíticos que convertem a poesia de João Cabral de Melo Neto em uma espécie de pedra fundamental do projeto da revista de poesia contemporânea Inimigo Rumor. Entende-se que a reflexão empreendida por uma revista específica permite compreender alguns aspectos marcantes da recepção da poesia de Cabral e dos modos como essa poética foi sendo transformada em modelo para experiências poéticas e para a reflexão sobre o poético nos quadros do final do século XX e início do XXI.
Referências
AZEVEDO, Carlito (org.): Inimigo Rumor. Rio de Janeiro/ São Paulo: 7 Letras/ Cosacnaify. 20 vols. 1997/ 2008
BARTHES, Roland: “O mito é uma fala despolitizada”. Mitologias (1957). Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand, 9ª edição. 1993. P. 163.
CANDIDO, Antonio: O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas. 1993.
_______________: Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1998.
CAMARGO, M. L. B. “Revistas literárias e poesia brasileira contemporânea”. Boletim de Pesquisa NELIC. Florianópolis, v. 4, p. 5-12, 1999.
COLLOT, Michel: “O sujeito lírico fora de si”. Tradução de Zênia Faria e Patrícia Souza Silva Cesário. Revista Signótica. v. 25, n. 1, p. 221-241, jan./jun. 2013
COSTA LIMA, Luís: Lira e antilira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1968.
JAUSS, Hans Robert: Aesthetic Experience and Literary Hermeneutics (Theory and History of Literature) . Tradução de Michel Shaw. Minneapolis: Minnesota UP, 1982.
FRIEDRICH, Hugo: Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades. 1991. Trad. de Marise M. Curioni e Dora F. da Silva.
RABATÉ, Dominique (org.): Figures du sujet lyrique. Paris: PUF, 1996.
SISCAR, Marcos: “A máquina de João Cabral”. Revista de Poesia Brasil e Portugal Inimigo Rumor. Vol. 13, 2º semestre de 2002. Rio de Janeiro, Lisboa. 7 Letras, Cotovia. P. 161.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).