Campos elétricos: uma leitura do “Poema Sujo”
DOI:
https://doi.org/10.25094/rtp.2017n23a421Palavras-chave:
Imagem poética. Memória. Imagem dialética. Poema Sujo. Ferreira Gullar.Resumo
O artigo faz uma leitura do Poema Sujo a partir da conexão entre o relâmpago do poeta, que “clareia os continentes passados”, e a imagem fulgurante do filósofo alemão Walter Benjamin contida na sua noção de imagem dialética. A imagem do relâmpago é recorrente no poema e se desdobra em diferentes registros: é clarão na noite escura do passado, são as lembranças (lampejos) no corpo do poeta e é também a própria manifestação do poema. O artigo se vale desta tensão de tempos heterogêneos para refletir sobre uma noção de imagem associada à dimensão do tempo.
---
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.
______. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Santa Catarina: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: . Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
______. Passagens. Belo Horizonte: ed. UFMG; São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2006.
______. O Surrealismo, o último instantâneo da inteligência européia; A Imagem de Proust; Sobre o Conceito de História. In: . Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: ed. 34, 2010.
______. Diante da Imagem. São Paulo: ed. 34, 2013.
______. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte, ed. UFMG, 2011.
______. Diante do Tempo – História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2015.
GULLAR, Ferreira. Toda Poesia. Rio de Janeiro: ed. José Olympio, 1987.
______. Entrevista concedida a Antonio Fernando de Franceschi, Rinaldo Gama, Alfredo Bosi, Armando Freitas Filho, Esther Góes, Leandro Konder e Zuenir Ventura. Cadernos de Literatura, São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 6, p. 88-107, set. 1998.
MATOS, Olgária. O iluminismo revolucionário: Benjamin, leitor de Descartes e Kant. São Paulo: Brasileinse, 1999.
POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: ed. Cultrix, 1973.
VILLAÇA, Alcides. Gullar: a luz e seus avessos. Cadernos de Literatura, São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 6, p. 88-107, set. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Texto Poético a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Texto Poético serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Texto Poético. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Texto Poético utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).