O imaginário e o poético nas obras de Miguel Ángel Asturias e Octavio Paz

Autores

  • Mariluci GUBERMAN UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2015n18a402

Resumo

O diálogo da modernidade com a tradição na América Latina e a resistência da memória, aliada à tradição e ao imaginário dos povos desse continente. A história e o imaginário dos universos dos maias e dos astecas por meio da linguagem inovadora de Miguel Ángel Asturias (Guatemala) e Octavio Paz (México). A realidade filtrada pela linguagem mágica de Asturias: elementos mágicos que pertencem à suprarrealidade da Guatemala. Surrealismo ou realismo mágico? Octavio Paz e o pensamento dos nahuas (astecas). O movimento cíclico das imagens no poema paciano, “Piedra de sol”, e o tempo petrificado e despetrificado no instante poético da criação literária, a imaginação do poeta feita poesia. As raízes mexicanas no poema de Paz, “Mariposa de obsidiana”, símbolo do movimento e memória de um povo: recordação do passado de trevas e projeção de um futuro de luz.

Palavras-chave: Modernidade e tradição. Ruptura. Memória. História. Imagem e imaginário.

Referências

Referências do Capítulo I

ASTURIAS, Miguel Ángel. Clarivigilia primaveral. Buenos Aires: Losada, 1965.

______. Leyendas de Guatemala. 2. ed. Madrid: Alianza, 1985.

______. La novela latinoamericana, testimonio de una época. Miguel Ángel Asturias, The Nobel Prize in Literature 1967. The Nobel Foundation, Stockolm. In:

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1967/asturias1968

______. Poesía. Obras completas. 3. ed. Madrid: Aguilar, 1968, 3v.

______. Los ojos de los enterrados. Madrid: Alianza, 1982.

______. El Papa Verde. Madrid: Alianza, 1982.

______. Viento fuerte. Buenos Aires: Losada, 1976.

______. Los poetas. Miguel Angel Asturias. Estudio y selección Carlos Meneses. Madrid: Júcar, 1975.

ASTURIAS, Miguel Ángel. In: COUFFON, Claude. Miguel Ángel Asturias y el realismo mágico. In: Alcor, marzo-junio, 1963.

ASTURIAS, Miguel Ángel. In: LORENZ, Günter W. Diálogo com a América Latina: panorama de uma literatura do futuro. Trad. Rosemary Costhek Abílio y Fredy de Souza Rodrigues. São Paulo: EPU, 1973.

ASTURIAS, Miguel Ángel. In: LÓPEZ ÁLVAREZ, L. Conversaciones con Miguel Ángel Asturias. Madrid: Magisterio Español, 1974.

ASTURIAS, M. A.; GONZÁLEZ DE MENDOZA, J. M. Popol-Vuh o Libro del Consejo de los Indios Quichés. Buenos Aires: Losada, 1983.

Referências do Capítulo II

PAZ, Octavio. Autopercepción intelectual de un proceso histórico. Anthropos. Barcelona: Anthropos, n0 14, 1992, p.13-24.

______. La casa de la presencia. Insula. Revista de Letras y Ciencias Humanas, 532-533 abril-mayo 1991. [Monográfico extraordinario dedicado al Premio Nobel de Literatura 1990].

______. El laberinto de la soledad. 3. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

______. Los hijos del limo. Del romanticismo a la vanguardia. 2. ed. Barcelona: Seix Barral, 1989.

______. Lectura comentada de poemas. El águila y el viento. Homenaje a Octavio Paz. Madrid: Comisión V Centenario; Murcia: Paraninfo, 1990.

______. Obra poética (1935-1988). Barcelona: Seix Barral, 1990.

______. “Premio de Literatura en Lengua Castellana ‘Miguel de Cervantes’ 1981”. Barcelona, Anthropos; Madrid: Ministerio de Cultura. Centro de las Letras Españolas, 1990.

______. Las vaguardias cumplen cien años. Conferencia dictada en el Coloquio Las vanguardias cumplen 100 años. Barcelona: Museo Picasso, 13.06.1994.

Referências Gerais

ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1993.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

______. Legisladores e intérpretes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

______. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés; Ana Maria L. Ioriatti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BEUTELSPACHER, Carlos R. Las mariposas entre los antiguos mexicanos. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Trad. Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CANTON, Katia. Tempo e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Trad. Renée Eve Levié. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.

GUBERMAN, Mariluci. Miguel Angel Asturias e sua poesia: do cenário mágico à linguagemcoreográfica de imagens. In: GUBERMAN, Mariluci (Org.). Poesia Hispano-Americana: imagem, imagem, imagem... Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas UFRJ; Brasília: CAPES, 2006, p.125-134.

______. A morte das vanguardas. Jornal do Brasil. Ideias/Livros. Rio de Janeiro, 02/07/1994, p. 5.

______. Octavio Paz e a estética de transfiguração da presença. Rio de Janeiro: UFRJ; SEPEHA, Seminário Permanente de Estudos Hispano-Americanos, 1997. Em Espanhol: ___. Octavio Paz y la estética de transfiguración de la presencia. Valladolid (España): Universitas Castellae, 1998.

______. Poesia e Revolução na América Hispânica. Rio de Janeiro: UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas; Brasília: CAPES, PRODOC, 2009.

LEÓN-PORTILLA, Miguel. Tiempo y realidad en el pensamiento maya. México: UNAM, Instituto de Investigaciones Históricas, 1968.

THOMPSON, J. Eric S. Historia y religión de los mayas. 8. ed. México, España, Argentina, Colombia: Siglo XXI, 1987 (Colección América Nuestra).

VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagen. Madrid: Pirámide, 2002.

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

GUBERMAN, M. (2015). O imaginário e o poético nas obras de Miguel Ángel Asturias e Octavio Paz. Texto Poético, 11(18), 12–39. https://doi.org/10.25094/rtp.2015n18a402

Edição

Seção

Dossiê