Representações das subjetividades femininas em <i>Babel bárbara</i>, de Cristina Peri Rossi

Autores

  • Maria de Fatima Alves Oliveira Marcari Universidade Estadual Paulista UNESP FCL Assis

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2017n22a387

Palavras-chave:

Poesia de autoria feminina, crítica feminista, neobarroco.

Resumo

Em seu poemário Babel bárbara (1991), a escritora uruguaia Cristina Peri Rossi empreende uma busca pela mulher arquetípica e original, anterior à cultura patriarcal. Para tanto, a autora propõe a construção de uma linguagem simbólica feminina oposta à lógica falogocêntrica. Em nosso trabalho, pretendemos analisar como a autora reconstitui uma subjetividade primordial, centrada no feminino, contrapondo-se às teorizações de Lacan, que nega ao feminino qualquer protagonismo ontológico. Para tanto, contaremos com o apoio dos estudos críticos de Luce Irigaray (1985) e Cixous (1985,1992,1994), bem como das teorizações de Severo Sarduy (1978) sobre o neobarroco.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2017n22a387

Biografia do Autor

Maria de Fatima Alves Oliveira Marcari, Universidade Estadual Paulista UNESP FCL Assis

Professora Assistente Doutora junto ao Depto. Letras Modernas, área de Literaturas de Língua Espanhola da Unesp - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciencias e Letras de Assis.

Referências

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Publicado

2017-06-20

Como Citar

Marcari, M. de F. A. O. (2017). Representações das subjetividades femininas em <i>Babel bárbara</i>, de Cristina Peri Rossi. Texto Poético, 13(22), 235–249. https://doi.org/10.25094/rtp.2017n22a387