Da narrativa poética às fronteiras do gênero: a escrita epistolar em travessia de Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25094/rtp.2005n46a1183

Palavras-chave:

Caio Fernando Abreu, narrativa poética, Epistolografia, gênero literário, Lírica

Resumo

Este artigo investiga se as cartas de Caio Fernando Abreu, reunidas por Italo Moriconi (2002), configuram-se como narrativa poética. Defende-se que sim, uma vez que apresentam tessitura literária, narrador poético e procedimentos imagéticos, transcendendo sua função comunicativa imediata. Metodologicamente, a análise adota uma abordagem hermenêutico- narratológica, fundamentada nas teorias do récit poétique de Jean-Yves Tadié (1994), nas reflexões sobre epistolaridade de Janet Altman (1982) e nas discussões acerca do endereçamento lírico propostas por Silviano Santiago (1986) e Joëlle de Sermet (2013). A pesquisa ressalta, assim, a complexidade genológica e estética da escrita epistolar de Caio Fernando Abreu.

Biografia do Autor

Rodrigo Valverde Denubila, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto BJ do Núcleo de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-09-28

Como Citar

Valverde Denubila, R. (2025). Da narrativa poética às fronteiras do gênero: a escrita epistolar em travessia de Caio Fernando Abreu. Texto Poético, 21(46), 258–278. https://doi.org/10.25094/rtp.2005n46a1183