Notícias

  • Chamada de artigos - número 45 (Dossiê Poesia e Censura)

    2024-09-12

    A Texto Poético informa que já estão abertas as submissões de trabalhos para o seu número 45, que contará com o dossiê "Poesia e censura", organizado por Cristiano Augusto da Silva (UESC) e Lizandro Carlos Calegari (UFSM). Serão avaliados textos enviados até 30/01/2025, através do site da revista, seguindo estritamente as diretrizes para autores disponíveis na página de submissão. Salientamos também que o prazo para envio de trabalhos para o dossiê "O poema onívoro" (número 44) se encerra no próximo dia 30 de setembro.

    A revista ainda recebe, em fluxo contínuo, artigos de temática livre, dentro dos estudos de poesia, para compor a sua seção Vária.

     

    Poesia e Censura

    No contexto das democracias (neo)liberais, e da redemocratização do Brasil, a noção de censura na literatura caminha pari passu com a noção de liberdade de expressão. Em outras palavras, em um regime democrático, não faria sentido haver censura sobre obras literárias.

    No caso da história brasileira mais recente, essa visão binária se deve a dois fatos: o primeiro diz respeito aos traumas, em aberto, da ditadura civil-militar vigente por mais de duas décadas [...]

    Saiba mais sobre Chamada de artigos - número 45 (Dossiê Poesia e Censura)
  • Chamada de trabalhos - Número 44

    2024-05-27

    A Texto Poético informa que estão abertas as submissões de trabalhos para o seu número 44, que contará com o dossiê "O poema onívoro", organizado por Susana Souto (UFAL), Sabrina Sedlmayer (UFMG) e Rafael Climent-Espino (Baylor University). Serão avaliados textos enviados até 30/09/2024, através do site da revista, seguindo estritamente as diretrizes para autores disponíveis na página de submissão. A revista também recebe, em fluxo contínuo, artigos de temática livre, dentro dos estudos de poesia, para compor a sua seção Vária.

     

    O poema onívoro

    Uma das necessidades mais básicas dos seres humanos, a alimentação é ainda uma das nossas mais importantes fontes de prazer. Investigada por inúmeras áreas do conhecimento, ela é tão relevante que a passagem do cru ao cozido foi tratada por Lévi-Strauss como definidora da cultura e intimamente ligada à linguagem. A poesia – de diversos tempos, línguas e tradições – também é atravessada por esse vasto campo de reflexão acerca do humano [...]

    Saiba mais sobre Chamada de trabalhos - Número 44